22/07/19

“Ousadias” em novo modelo da Semana Cultural da UC

“Ousadias” é o tema da 22.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), que decorre de 1 a 15 de março. A apresentação pública do tema e do novo modelo teve lugar esta tarde, no Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC.

O vice-reitor da UC, Delfim Leão, explica que o tema pretende comemorar os 730 anos da Universidade e alude à ousadia da instituição para responder aos desafios que ultrapassou no passado. Delfim Leão adianta que o novo modelo da semana cultural assenta numa diminuição da duração, que passa de quase dois meses, para duas semanas, para focar um menor número de eventos.

A reitoria pretende valorizar a cultura ao longo do ano. Para isso, o vice-reitor revela que vão ser criados dois ciclos: um ciclo de teatro e artes performativas e um ciclo de música, que decorrem em alturas diferentes, o que vai permitir dar um maior destaque a cada uma das áreas.

A investigação e a cultura científica ganham também relevo com este modelo. Como explica a vice-reitora da UC, Cláudia Cavadas, vão ser organizados seis eventos científicos, com preferência por grandes projetos interdisciplinares. A vice-reitora incentivou os centros de investigação a trabalharem em conjunto nas propostas.

O vice-reitor, Alfredo Dias, destacou os benefícios de haver um diálogo entre a cultura e o património da UC, que é uma aposta a pôr em prática na semana cultural. Porém, por vezes há várias condicionantes nos espaços que possam albergar os eventos.

A equipa reitoral garante que as iniciativas da Semana Cultural não vão prejudicar outras atividades habituais programadas durante o ano.

As candidaturas culturais e científicas para a Semana Cultural da UC podem ser feitas até ao final do mês de setembro.

Sara Santos Pinto

6
9
44
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T09:44:15+00:00
Sat, 24 Aug 2019 09:44:15 +0000