19/07/19

Projeto HeaLIQs recebe prémio por promover estilos de vida saudáveis

O projeto HeaLIQs (Quarteirão de Inovação de Estilos de Vida Saudável para Cidades e Cidadãos) foi distinguido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia. O prémio vem reconhecer o trabalho desenvolvido em conjunto pela Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o University Medical Center de Gronningen, na Holanda, na promoção de estilos de vida mais saudáveis.

O diretor do Laboratório de Automática e Sistemas (LAS) do IPN, António Cunha, explica em que consiste o projeto.

Em Coimbra, a UC e o IPN realizaram um evento no Alma Shopping, no qual avaliaram a saúde e estilo de vida de várias pessoas através de questionários e tecnologias específicas. Segundo António Cunha, o cidadão fazia o registo, preenchia todas as questões do inquérito e, no final, recebia um documento com a avaliação. O sono e a nutrição foram alguns dos aspetos tidos em conta. Desta forma, como explica o diretor do LAS, as pessoas sabiam “o que estava bem ou não e como podiam melhorar o seu estilo de vida”. António Cunha fala sobre a importância deste projeto.

Este reconhecimento é alusivo às atividades de 2018. Para este ano, António Cunha revela que os planos são que este serviço funcione numa carrinha que chegue até populações rurais e isoladas.

O circuito a seguir vai ser planeado pela equipa de profissionais de saúde responsável pelo projeto. A atividade vai ter ainda um forte foco na promoção de hábitos de vida saudáveis.

O HeaLIQs é um projeto financiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, um organismo da União Europeia criado em 2008 para reforçar a capacidade de inovação da Europa.

Sara Santos Pinto

3
17
00
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-23T17:00:06+00:00
Wed, 23 Oct 2019 17:00:06 +0000