19/07/19

Motoristas dos SMTUC expõem preocupações ao Bloco de Esquerda

Foto RUC

Trabalhadores dos Serviços Municipais de Transportes de Coimbra (SMTUC) promoveram, na noite de quinta-feira (18), uma ação de sensibilização à entrada da Casa da Cultura de Coimbra onde iria decorrer a apresentação da lista de candidatos do Bloco de Esquerda (BE) às próximas eleições legislativas. Um representante da comissão de trabalhadores dos SMTUC, Sancho Antunes, aproveitou para falar com a coordenadora nacional do BE, Catarina Martins.

Os motoristas queixaram-se da remuneração da categoria de assistente operacional que, em início de carreira, está fixada nos 635 euros, a par de uma progressão lenta na profissão. Denunciaram também a diferença de tratamento para as empresas de transportes urbanos em Lisboa e no Porto.

Em resposta Catarina Martins atribuiu culpas à Camara Municipal de Coimbra (CMC) e afirmou que a culpa da situação não é do parlamento nem do governo.

Sancho Antunes afirmou que o problema é do governo e do parlamento que têm conhecimento da situação desde  2012 e nada fizeram. Segundo o motorista dos SMTUC a CMC não pode resolver a questão.

Os motoristas pretendem a revogação da extinção da carreira de  “Agente único”. Esta medida permitiria melhorar a sua situação, pediram apoio ao BE nessa luta no início da nova legislatura, não lhes “cortando as pernas”.

Catarina Martins afirmou que só a conjugação de esforços entre a CMC e o governo central poderá resolver o problema e assumiu que o BE vai ter uma iniciativa para acompanhar a petição entregue pelos trabalhadores dos SMTUC.

No quadro do chamado Pacto de Estabilidade do Governo Sócrates, em 2009 a carreira de Agente Único foi extinta. Isso significou a atribuição da categoria de Assistentes Operacionais a muitos trabalhadores, nomeadamente a muitos trabalhadores dos SMTUC.

No dia 20 de Junho de 2019 a comissão de trabalhadores dos SMTUC prometeu que estará presente em todas as ações políticas de todas os partidos que se realizem em Coimbra.

Rui Rodrigues

6
8
53
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T08:53:57+00:00
Sat, 24 Aug 2019 08:53:57 +0000