18/07/19

Terceira edição do programa “Tourism Explorers” apresentada em Coimbra

A 3.ª edição do Tourism Explorers, que se define como o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do Turismo, tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas startups. A iniciativa, dinamizada pela Fábrica de Startups e pelo Turismo de Portugal, está a percorrer o país até ao final do mês, com eventos de apresentação em 12 cidades, de norte a sul de Portugal continental e ilhas.

Na antevisão do roadshow que decorreu às 18 horas no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a RUC contactou a embaixadora do programa na instituição de ensino e monitora local do Tourism Explorers, Sandra Soares, que nos falou sobre a iniciativa e o papel de Coimbra nas edições anteriores.

O Tourism Explorers não se limita a escolas de turismo e hotelaria; também universidades, incubadoras e empresas ligadas ao sector estão unidas, com a intermediação do Turismo de Portugal, na construção de um ecossistema empreendedor que crie condições para o sucesso das startups.

Para além do referido, o programa pretende dar ferramentas de aceleração do negócio, colocar os participantes em contacto com várias entidades e empresas e mantê-los a par da estratégia definida pelo Turismo de Portugal até 2027. Para a terceira edição, Sandra Soares revelou a ambição de aumentar consideravelmente e de forma sustentável o número de participantes.

Os casos de sucesso são vários e espalhados pelos país inteiro, nomeadamente a City Check, a Immersive Pyx, a Live ElectricTours ou a Sailside, destacadas na nota de imprensa relativa ao evento. Sandra Soares fez questão de destacar uma empresa de Coimbra, a Visitfoods, que participou na edição do ano passado e terminou em segundo lugar a nível nacional.

Depois de duas edições, mais de mil participantes e cerca de 200 startups apoiadas, o Tourism Explorers regressa em 2019. A fase de Ideação decorre entre 11 a 13 de setembro e a de Aceleração de 24 de setembro a 15 de outubro. A Final Nacional está marcada para o dia 24 de outubro. O grande vencedor recebe um prémio monetário de 10 mil euros.

As candidaturas para o Tourism Explorers estão abertas em www.tourismexplorers.pt. para todos os que se interessam por áreas do sector do turismo. As inscrições decorrem até ao dia 30 de Agosto.

Bernardo Baptista

6
9
31
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T09:31:51+00:00
Sat, 24 Aug 2019 09:31:51 +0000