15/07/19

Escola de Verão “Como ser Astronauta” recebe primeira cientista-astronauta portuguesa

Durante uma semana, 36 jovens do ensino secundário, com idade entre os 14 e os 20 anos, vindos de vários pontos do país, vão ficar a saber tudo o que é preciso para ser astronauta. A Escola de Verão “Como ser Astronauta” teve início esta segunda-feira, dia 15 de julho, em Coimbra.

Maria Inês Almeida da organização da Escola de Verão conta-nos que da primeira para a terceira edição a participação mais que duplicou.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) volta a marcar presença. Para além de aprenderem como é a experiência de voo os participantes vão conhecer o que é necessário para a preparação de um astronauta. A FAP traz uma cadeira muito especial que permite perceber como é estar dentro de uma nave lançada por um foguetão.

O programa está dividido em módulos, cada um corresponde a um domínio do processo de seleção de astronautas. Fisiologia, línguas estrangeiras, formação académica, técnica e científica, psicologia, habilidade para trabalhos de construção e de reparação são algumas das disciplinas com que os jovens vão ter contacto.

Está ainda previsto um percurso pelo interior dos ramos de árvores na zona do Espinhal, concelho de Penela. Maria Inês Almeida aponta razões para que a parte física não seja descurada.

Os participantes na Escola de Verão vão também poder trocar ideias e colocar perguntas à primeira mulher portuguesa a receber o diploma de cientista-astronauta da NASA, Ana Pires.

Hoje, segunda-feira os participantes vão visitar visitar o
Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e o
Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC). À noite assistem a um concerto organizado pela ESA-BIC, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), destaca Maria Inês Almeida.

Júlio Resende apresenta o “Cinderella Cyborg” o seu mais recente projeto “Cinderella Cyborg”, um encontro entre a música acústica e a eletrónica. Também está prevista uma observação noturna com a Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da AAC.

Alguns dos jovens do secundário ainda não escolheram a universidade que querem frequentar, por essa razão não vai faltar uma visita à cidade de Coimbra.

A Escola de Verão “Como ser Astronauta” é organizada, em conjunto, pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), OGAUC e pelo LIP.

Isabel Simões

6
9
26
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T09:26:15+00:00
Sat, 24 Aug 2019 09:26:15 +0000