12/07/19

Bloco de Esquerda com sessão “Deficiência e Vida Independente” em Condeixa

O Bloco de Esquerda promove hoje (12) uma sessão pública com o tema “Deficiência e Vida Independente”. O evento, marcado para Condeixa, conta com a presença dos deputados José Manuel Pureza e Jorge Falcato. O deputado bloquista José Manuel Pureza falou sobre o conteúdo da sessão e os principais problemas que os portugueses com algumas limitações enfrentam. O também professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) salientou ainda a referência que o deputado Jorge Falcato representa.

A apresentação em Condeixa vem no seguimento de outras sessões que já decorreram nos últimos anos, em vários pontos do país, onde são auscultadas as reclamações e propostas das pessoas que tenham em vista a promoção da igualdade. José Manuel Pureza defende a necessidade do Estado assumir responsabilidades com políticas que combatam estas situações e que apoiem de um ponto de vista financeiro os cidadãos afetados, com vista a uma vida independente. Vida independente é, aliás, um conceito internacional onde são criados mecanismos de assistência pessoal que conduzam à autonomia. O docente da FEUC exemplificou alguns dos problemas que os cidadãos com deficiência enfrentam, como o acesso ao mercado de trabalho ou ao ensino.

Na legislatura que agora termina houve várias propostas e normas aprovadas no sentido de diminuir a desigualdade, algumas delas destinadas a remover obstáculos legais e administrativos aos direitos das pessoas portadoras de deficiências. O deputado do Bloco de Esquerda referiu que o caminho feito até agora ainda é “muito limitado”.

José Manuel Pureza acrescentou que o programa eleitoral do Bloco de Esquerda para as eleições legislativas de outubro traz bastantes projetos para a matéria da igualdade.

David Coelho

1
9
19
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-16T09:19:18+00:00
Mon, 16 Sep 2019 09:19:18 +0000