12/07/19

ABIC faz balanço das manifestações no Ciência 2019

Terça feira (9) ficou marcada por um encontro a nível nacional dos precários no Encontro da Ciência e da Tecnologia em Portugal 2019 (Ciência 2019). O encontro-protesto (o primeiro de três dias) aconteceu pelas 15:30 horas no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL). O encontro é organizado por diversos grupos de investigadores com presença nacional, a Associação de Bolseiros de Investigação Científica, os Precários de Estado e várias federações sindicais e sindicatos que representam os trabalhadores do Ensino Superior e Ciência.

A RUC conversou com o presidente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) de Coimbra, Nuno Peixinho, para fazer um balanço do encontro. Aproveitou para dizer que este foi o segundo de três dias de manifestação. O primeiro, na segunda feira (8), coincidiu com a abertura do Ciência 2019, do qual Nuno Peixinho faz um balanço positivo.

A presença do primeiro-ministro foi uma oportunidade para os precários presentes levarem a sua mensagem. Nuno Peixinho contou que o mais surpreendente naquele dia não foi a presença de António Costa, mas o discurso que levou à plateia sobre as falhas na aplicação do programa PREVPAV.

Nuno Peixinho refere-se ao discurso que António Costa proferiu na sua intervenção no Ciência 2019.

O primeiro-ministro reconheceu no primeiro dia do Encontro da Ciência e da Tecnologia em Portugal 2019 que os resultados do programa de regularização de precários na administração pública, apesar de terem cumprido os objetivos ao nível das carreiras gerais, não resolveram os problemas nas de investigação e docência. Uma posição que não faz sentido para o representante da ABIC que explicou à RUC a importância do programa PREVPAV.

E depois, balões. Os protestantes no Ciência 2019 encheram e esvaziaram balões durante as intervenções dos representantes do governo para dar a ouvir o seu descontentamento.

A programação não ficou pelo primeiro dia. Houve um segundo…

E não há duas sem três.

De forma silenciosa, e, desta vez, sem um manequim a acompanhar.

O Ciência 2019 é um encontro anual de cientistas portugueses onde se discutem os principais temas e desafios da agenda científica. “Sendo esta agenda maioritariamente concretizada por investigadores, docentes, técnicos, gestores e comunicadores de ciência a trabalhar sem vínculos laborais estáveis, e sendo este um Encontro por onde passam políticos e responsáveis na área da ciência e do ensino superior, este é o local certo para expressamos a nossa revolta com a situação laboral insustentável em que nos encontramos” como conta a organização, nas redes sociais.

Cátia Soares

6
10
27
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T10:27:56+00:00
Sat, 24 Aug 2019 10:27:56 +0000