8/07/19

Machado de Castro faz agora parte do Património Mundial

O Museu Nacional Machado de Castro foi ontem distinguido pela UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura como património mundial.

O Museu Nacional machado de Castro passa a integrar a zona Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, que já em 2013 tinha sido distinguida pela UNESCO como Património Mundial do Bem. A decisão foi comunicada ontem no Azerbaijão, onde decorre a quadragésima terceira sessão do comité do património mundial.

Entrevistámos a diretora do Museu, Ana Alcoforado, que comentou a importância do reconhecimento pela UNESCO.

Desde 2013 que a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia está classificada como Património Mundial. Inquirida sobre o por quê do museu machado de castro não ter integrado a candidatura de há sete anos atrás, Ana Alcoforado revela que não fazia parte da equipa que integrou o processo de candidatura. Assim, não pode apontar as razões exatas. No entanto, a atual diretora do museu afirma que estas candidaturas são processos dinâmicos, e para a distinção contribuíram reconhecimentos internacionais, como o prémio Piranesi Prix de Rome 2014, pela relação entre o projeto de restauração do museu e a zona envolvente.

A integração do Museu Nacional Machado de Castro na zona património mundial Universidade, Alta e Sofia revela a cooperação que existe entre museu e universidade. A diretora do museu menciona ainda o papel da direção-geral do património cultural e da associação RUAS, gestora do bem da Universidade, Alta e Sofia.

Ana Alcoforado resumiu alguns dos aspetos que considera marcante para o reconhecimento como património mundial pela UNESCO.

O Santuário do Bom Jesus, em Braga, e o Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra também receberam a classificação de Património Cultural Mundial da UNESCO.

Este reconhecimento da UNESCO integra o museu nacional machado de castro na área classificada como património mundial da universidade de Coimbra, alta e sofia.

David Coelho

3
20
29
0
GMT
GMT
+0000
2019-07-17T20:29:04+00:00
Wed, 17 Jul 2019 20:29:04 +0000