3/07/19

Jorge Gouveia Monteiro: “A Baixa é uma pérola”

O Alvorada de hoje (3) contou com o comentário à atualidade do atual coordenador do Movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) e antigo vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Gouveia Monteiro.

O Movimento Cidadãos por Coimbra (CdP) reuniu com a Ministra da Saúde, Marta Temido, onde discutiram, entre outros temas, a localização da nova Maternidade em Coimbra. Durante o Alvorada, Jorge Gouveia Monteiro referiu que a ministra assumiu um compromisso perante o movimento
de promover a realização de um estudo sobre a localização da nova Maternidade no Hospital dos Covões, em alternativa à localização em Celas [no perímetro dos Hospitais da Universidade] e por forma a permitir a comparação entre as duas soluções. Uma situação vista com bons olhos pelo antigo vereador da CMC que ainda discorreu sobre a importância deste serviço para a cidade, para contrariar a sub-utilização de espaços ao serviço da saúde.

Na edição de 2019, o Prémio Vilalva, da fundação Calouste Gulbenkian, veio para Coimbra. O júri do prémio Maria Tereza e Vasco Vilalva deliberou, por unanimidade, atribuir o prémio à Reabilitação do edifício da Cerâmica Antiga de Coimbra, um projeto de coautoria da arquiteta Luísa Bebiano e do Atelier do Corvo (Carlos Antunes e Desirée Pedro). O vencedor do Prémio candidatou-se com um plano de intervenção que “pretende mostrar uma das seculares artes de Coimbra, inserida num espaço recuperado com as melhores técnicas de restauro, mantendo-se um diálogo em aberto nos processos de projeto e fabrico artesanal com uma linguagem contemporânea de intervenção”. Para Jorge Gouveia Monteiro, foi um prémio merecido e uma chamada de atenção para os políticos que não aproveitam o potencial da Baixa de Coimbra.

A Região Centro é cotada como forte nos índices europeus de inovação, atrás apenas da Região Norte do país. Apesar dos dados apresentados, Jorge Gouveia Monteiro aponta que Coimbra não é exemplo da região, e se as cidades fossem auscultadas individualmente os resultados seriam outros.

Ursula von der Leyen, ministra da Defesa alemã, é a primeira mulher a assumir, porventura, o cargo de presidente na Comissão Europeia. Jorge Gouveia Monteiro contou à RUC que “não me apraz dizer nada” sobre o cargo e fala de uma União Europeia com maior presença e influ~encia dos partidos de direita.

Durante o Alvorada ainda houve tempo para ouvir a rubrica 5 minutos na vida de uma mulher na voz de Isabel Simões.

Pode ouvir o comentário na íntegra aqui:

Cátia Soares

3
20
29
0
GMT
GMT
+0000
2019-07-17T20:29:46+00:00
Wed, 17 Jul 2019 20:29:46 +0000