1/07/19

Francisco Andrade: “Tenho as melhores informações sobre César Peixoto”

Programa contou a moderação de Tomás Cunha e Rui Rodrigues

Segunda-feira é dia de Prognósticos no éter da Rádio Universidade de Coimbra. Sem palpites nem apostas, o programa da semana passada (24) teve como convidado especial o treinador da Académica na mítica final do Jamor de 1969 frente ao Sport Lisboa e Benfica, Francisco Andrade.

Antigo treinador e formador de agentes desportivos da UEFA, da Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Coimbra, Francisco Andrade foi professor de treinadores como José Mourinho, José Peseiro, Domingos Paciência ou Carlos Carvalhal. Apesar de desligado dos bancos desde os anos 90 Francisco Andrade mantém-se ligado à modalidade.

Francisco Andrade formou alguns dos treinadores portugueses mais conceituados.

Francisco Andrade faz parte do conselho consultivo da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) e revelou que as informações recolhidas por si sobre César Peixoto são as melhores. O antigo timoneiro da Académica considera que o antigo internacional português tem uma equipa técnica “muito jeitosa”.

A pré-época da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol começou hoje (1). Até ao momento ainda não foi oficializada nenhuma contratação para o plantel sénior. Silvério, antigo defesa central do Varzim é um dos nomes falados mas a contratação ainda não foi confirmada pela direção do clube. Francisco Andrade considera incompreensível o funcionamento do departamento de scouting da Académica.

“Não posso admitir que se chegue a este mês e não exista um relatório com todos os jogadores que possam interessar à Académica”

Francisco Andrade
Com apenas 30 anos Francisco Andrade assumiu a pasta de treinador da Académica. 50 anos depois é César Peixoto com 39 o novo treinador.

Treinador da Académica em várias ocasiões e em momentos diferentes da história do clube, Francisco Andrade considera que a Académica tem de efetuar um processo de profissionalização de “dentro para fora”.

Já a terminar o programa Francisco Andrade frisou que não é saudosista nem acredita num regresso à Académica dos velhos tempos com um plantel 100% composto por estudantes universitários. Contudo o atual presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais considera inaceitável que a Académica tenha menos atletas estudantes que o resto dos clubes nacionais.

O Prognósticos regressa hoje quando forem 21:05 depois da síntese informativa num programa dedicado à análise do plantel sénior da AAC/OAF.

Tomás Cunha

1
8
08
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-16T08:08:39+00:00
Mon, 16 Sep 2019 08:08:39 +0000