21/06/19

Enfermeiro de Coimbra vai coordenar a Liga Europeia de Doenças Reumáticas

O enfermeiro Ricardo Ferreira do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), acaba de integrar a direção da Liga Europeia Contra as Doenças Reumáticas (European League Against Rheumatism), também conhecida na sigla em inglês, como EULAR. O membro da Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia foi eleito para o órgão europeu como coordenador do comité dos profissionais de saúde de Reumatologia (Health Professionals in Rheumatology).

O comité dos profissionais de saúde é constituído por cerca de duas dezenas de pessoas, e é dividido em dois sub-comités: um sub-comité educacional, para promover cursos de formação, e outro sub-comité científico, para promover investigação.

Ricardo Ferreira, que vai ser um dos dois responsáveis superiores, explica que além de trabalho pelo bem comum da instituição, e pela sua missão, há duas tarefas concretas para executar ao longo do mandato.

Mais especificamente, no que diz respeito aos cuidados multi-profissionais, trata se de:

A Liga Europeia Contra as Doenças Reumáticas, ou simplesmente EULAR é uma organização integrada por associações e sociedades científicas em três pilares diferentes.

Em Portugal, há três organizações que fazem parte da EULAR, são a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, que integra o pilar dos médicos; a Liga Portuguesa contra Doenças Reumáticas, que é uma liga portuguesa de associações de doentes que faz parte do pilar dos doentes; e Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia, que é do pilar dos profissionais de saúde.

Ricardo Ferreira explica como funciona a interação entre Liga Europeia e as organizações nacionais.

A EULAR promove atividades pedagógicas, tais como congressos e cursos online e presenciais, desenvolvidos exclusivamente em inglês

Ricardo Ferreira considera que, apesar de se notarem bastantes participantes, também muitos dos profissionais de saúde que estão na prática não participam nas ações de formação por causa da língua.

É um dos aspetos que o novo coordenador do órgão pretende melhorar.

A duração do mandato de Ricardo Ferreira no cargo de coordenador da Liga Europeia Contra as Doenças Reumáticas é de quatro anos.

Ian Ezerin

1
8
10
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-16T08:10:23+00:00
Mon, 16 Sep 2019 08:10:23 +0000