19/06/19

João Assunção: “Endogamia Académica continua a existir de forma exagerada”

A edição do Alvorada de hoje (19) contou com o comentário à atualidade do vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), João Assunção.

Este fim de semana aconteceu mais um Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA). Na cidade do Porto a Associação Académica de Coimbra (AAC) esperava que fossem faladas questões estratégicas que permitissem alinhar posições para as legislativas. Não aconteceu, sendo esse debate remetido para setembro. João Assunção mostrou-se muito crítico perante o sistema de voto implementado.

A próxima edição do encontro nacional de dirigentes associativos está marcada para os dias setembro 7 e 8 de setembro em Viseu. É nessa reunião que devem ser conhecidas as posições concretas do movimento associativo nacional.

O acordo de Bolonha faz hoje 20 anos e o Ministro da Ciência, Tecnologias e Ensino Superior, Manuel Heitor, divulgou em declarações ao Diário de Notícias que os números de estudantes portugueses a estudar na Europa quadruplicou. Atualmente, ao abrigo do programa Erasmus, cerca de dez mil alunos portugueses estudam em outros Estados Membros da União Europeia. João Assunção apontou algumas falhas da integração do acordo de Bolonha nas universidades portuguesas.

A Universidade de Coimbra (UC) realiza hoje mais uma sessão de reflexão sobre o Planeamento Estratégico para o quadriénio 2019-2023. Sob o mote “O Futuro da UC nas Nossas Mãos”, a sessão de hoje pretende auscultar os representantes dos estudantes internacionais. Foi também um dos temas que o vice-presidente da DG/AAC abordou no Alvorada de hoje.

Houve ainda tempo para falar dos espaços de estudo oferecidos pela AAC e pela UC na época de exames, da nova maternidade, bem como da Comissão de Inquérito da Caixa Geral de Depósitos (CGD). O programa terminou com um comentário de João Assunção sobre a recandidatura de Donald Trump à Casa Branca.

Tomás Cunha

3
21
11
0
GMT
GMT
+0000
2019-07-17T21:11:06+00:00
Wed, 17 Jul 2019 21:11:06 +0000