14/06/19

José Dias: “Lisboa não percebe os nossos problemas”

O comentário à atualidade do Alvorada de hoje (14) esteve a cargo do deputado do Partido Socialista (PS) na Assembleia Municipal de Coimbra e ex-presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), José Dias.

A descentralização de competências, com 22 diplomas a passar da gerência do estado para os municípios, precisa estar concluída dentro de dois anos, em 2021. As localidades podem começar a adotar responsabilidades a partir de agora, mas Coimbra não o fez. Para o deputado José Dias, a demora na adoção da regionalização é “perigosa”, uma vez que este serviria como um período de adaptação. Ele também ressalta que as necessidades são particulares de cada local. “Lisboa não percebe os nossos problemas”, afirma. 

No âmbito da saúde, seguem as discussões sobre o sítio de uma nova maternidade em Coimbra. Apesar das manifestações da Câmara, da Assembleia Municipal e da Comunidade Intermunicipal terem sido favoráveis à localização no Hospital dos Covões, o Ministério da Saúde quer que a maternidade esteja próxima aos Hospitais da Universidade, no Polo III. José Dias considera que esta divisão de opiniões é prejudicial para a resolução do problema.

Ainda no que tange às questões em discussão sobre a cidade, o ex-presidente da DG/AAC defendeu o investimento na Baixa de Coimbra. Diversas iniciativas pretendem levar novos públicos para o centro histórico, como as Noites Temáticas na Baixa ou o Festival (in)Comum. O local perdeu muito em circulação com a abertura de grandes superfícies comerciais na cidade. Para José Dias, esses problemas não se resolvem rápido, mas precisa-se criar novas atratividades para os mais jovens.

O fechamento do Colégio da Imaculada Conceição, a situação do Mercado Municipal Dom Pedro V e as discussões envolvendo o modelo de gestão da Académica/OAF também foram temas do comentário Alvorada de hoje (14). 

Bibiana Garcez e Ian Ezerin

4
4
35
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-22T04:35:24+00:00
Thu, 22 Aug 2019 04:35:24 +0000