13/06/19

Instituto Confúcio da UC abre portas a novas colaborações das Faculdades

Fotografia: Sítio da Internet da UC

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, na inauguração da Academia Sino-Lusófona, no dia 11, lançou o desafio para que a colaboração com as entidades académicas e de investigação da China se estenda além da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da Medicina Chinesa.

O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC) está a colaborar com a Faculdade de Desporto e Educação Física na divulgação de técnicas usadas pela Medicina Chinesa e das artes marciais. A Faculdade de Ciência e Tecnologia também está na rota de colaborações do ICUC.

A diretora executiva do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, Cristina Zhou, revelou que “há muito interesse” por parte da China em desenvolver cooperação noutras áreas do saber.

A RUC esteve à conversa com Cristina Zhou à margem da inauguração da exposição “Uma faixa uma Rota” promovida pela embaixada da China em Portugal e que teve lugar ontem pela manhã.

Na cerimónia o vice-reitor, Calvão da Silva encorajou os presentes a conseguir que mais estudantes chineses venham para a Universidade de Coimbra. “Um desafio possível” mas que implica trabalho cooperativo, afirmou Cristina Zhou.

O estudo da Língua Portuguesa tem sido procurado por muitos jovens chineses. Na China, cerca de trinta Universidades já oferecem cursos de português.

Também os jovens portugueses têm aumentado o interesse pelo estudo do Mandarim. A diretora do Instituto Confúcio da UC adianta possíveis motivações.

O Instituto Confúcio da UC é o único instituto em Portugal que oferece o ensino da Medicina Tradicional Chinesa. “A tarefa das pessoas que querem promover um diálogo amigável nem sempre é fácil”, afirma Cristina Zhou.

No dia 26 de abril, Huang Zaiwei, diretor do Instituto Confúcio da UC, proferiu uma palestra sobre “A Cultura da Medicina Chinesa nos Cuidados de Saúde” aos estudantes de pós-graduação da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Ontem, a sub-directora da Faculdade de Desporto e Educação Física, Beatriz Gomes marcou presença na inauguração da exposição “Uma faixa uma Rota”.

Isabel Simões

1
8
09
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-16T08:09:42+00:00
Mon, 16 Sep 2019 08:09:42 +0000