11/06/19

Plano Estratégico da UC para 2019-2023 coloca “O Futuro da UC nas Nossas Mãos”

Está em marcha o Planeamento Estratégico da Universidade de Coimbra (UC) para 2019-2023. Sob o mote “O Futuro da UC nas Nossas Mãos” o plano começou a sua fase de elaboração e de audição pública. Pretende reunir as propostas da comunidade académica, para as ações a desenvolver na UC nos próximos quatro anos. Entre as atividades de debate propostas, contam-se sessões de reflexão alargadas dirigidas a investigadores, pessoal técnico e unidades de investigação. O encontro com os estudantes está marcado para dia 19 de junho.

Para perceber quais são as preocupações dos estudantes, a Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), em conjunto com os representantes dos alunos no Senado e Conselho Geral da UC, disponibilizaram um formulário de auscultação aos estudantes, onde são convidados a apresentar propostas para o plano estratégico. Ideias que serão depois transmitidas à nova equipa reitoral.

Em entrevista à RUC, João Albuquerque, chefe de gabinete da Associação Académica, explicou em que vai consistir.

O formulário está disponível na página de facebook da AAC. Até dia 19, os estudantes podem enviar propostas. Ação social, atratividade e captação dos estudantes, plano de estudos e oferta formativa, internacionalização, cultura e desporto, são apenas alguns dos assuntos em relevo. A sessão de dia 19, já o disse João Albuquerque, vai contar com a participação dos representantes nos órgãos de governo da UC; representantes de núcleos e estudantes internacionais, bem como os dirigentes da AAC. Todos vão debater qual deve ser o rumo da universidade. Apesar não querer divulgar os temas em cima da mesa, a Associação Académica também quer levar assuntos ao debate.

O novo reitor, Amílcar Falcão, tomou posse no passado dia um de março. Desde então, a direção tem procurado estar em permanente debate com a nova equipa reitoral, apresentando algumas ações de sensibilização dirigidas à universidade, como é o caso da “Querido, mudei a UC”. João Albuquerque usa este exemplo para descrever uma boa relação entre reitor e academia, que os estudantes esperam dar frutos em breve.

A reunião com os estudantes está marcada para 19 de junho. Já o Plano Estratégico da Universidade de Coimbra referente a 2019-2023 vai ser apresentado ao Conselho Geral no final do ano. Os assuntos em debate serão também levados ao próximo encontro nacional de dirigentes associativos, o ENDA, acontece este fim de semana, no Porto.

Teresa Borges

7
19
11
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-22T19:11:27+00:00
Sun, 22 Sep 2019 19:11:27 +0000