6/06/19

Plantação de árvores no Jardim Botânico une Portugal e Índia no Dia do Ambiente

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente e dos 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) recebeu ontem, quarta-feira, dia 5, uma ação simbólica de plantação de árvores promovida pela Embaixada da Índia em Portugal.

Xavier Viegas e Delfim Leão

O docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Xavier Viegas, em declarações à RUC explicou que a embaixadora da Índia em Portugal, K. Nandini Singla ficou muito sensibilizada com os incêndios de 2017 em Portugal e quis prestar homenagem às populações e dessa forma honrar a memória de Mahatma Gandhi.


O vice-reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão, realçou o interesse da Índia por Portugal que nos últimos meses se tem materializado na procura da UC por estudantes indianos.


Alguns dos alunos da UC de nacionalidade indiana ajudaram na ação de plantar as árvores. A flora originária do país do oceano Índico ficou representada pelas Zyzygium jambos, conhecida Rose Apple e Malabar Plum ou Jambo. De Portugal foram plantadas Medronheiro, Pilriteiro e Zêlha. Xavier Viegas lembrou que a ação permite contribuir para recuperar o JBUC depois de fustigado pela tempestade Leslie.


Xavier Viegas, K. Nandini Singla e Delfim Leão

Delfim Leão considerou que o simbolismo da plantação de árvores representa uma imagem de futuro das relações culturais com o país do Índico.

A presença de Domingos Xavier Viegas, docente da FCTUC, natural de Goa e especialista em fogos florestais reforçou a ideia de que a UC, à semelhança da Índia, também segue os seus, disse o vice-reitor. “Tal com as árvores vão dar frutos e sombra” também as relações entre os dois países “vão seguir o mesmo trajeto”, afirmou Delfim Leão.

A embaixadora da Índia em Portugal, K. Nandini Singla ofereceu um conjunto de livros à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra para que seja criado um “cantinho” que lembre aos leitores algumas das línguas e histórias daquele país.



Texto: Isabel Simões
Fotografias e vídeo: André Jerónimo

7
18
15
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-22T18:15:34+00:00
Sun, 22 Sep 2019 18:15:34 +0000