6/06/19

Helena Freitas:“O aumento da população mundial tem custos”

No Alvorada de hoje, o comentário à atualidade noticiosa esteve a cargo da coordenadora do Centro de Ecologia Funcional e professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Helena Freitas.

Na sequência das Eleições Europeias, os Verdes atingiram a fasquia dos 74 eurodeputados, tendo anunciado, quarta-feira, a entrada de cinco novos membros: três da República Checa e dois da Alemanha. O grupo, que na anterior legislatura tinha 52 assentos, torna-se, deste modo, um “kingmaker”, expressão inglesa que simboliza a capacidade de um elemento minoritário de escolher as coligações que quer formar. O grupo apresentou a alemã Ska Keller e o holandês Bas Eickout como candidatos principais aos altos cargos das instituições comunitárias.

Os partidos verdes têm sido saudados como os grandes vencedores destas eleições. Por toda a União, os resultados superaram as expectativas das sondagens, não apenas necessariamente de partidos integrados no grupo político dos Verdes, mas também de outros partidos que deram destaque à agenda da ecologia e do clima nas suas campanhas.

Helena Freitas vê o aumento da presença dos verdes no Parlamento Europeu com muita satisfação e considera que isto pode contribuir para a viragem determinante na regenração do projeto político europeu.

Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, no próximo sábado, 8 de junho, os investigadores Elsa Rodrigues e Miguel Pardal, do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), juntam-se ao município de Mira e ao Colégio Rainha Santa Isabel para uma ação de limpeza e recolha de lixo na praia do poço da Cruz.

A ação insere-se no projeto de investigação “FishFree” – financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do PT2020 – que tem como grande objetivo contribuir para a validação de um ensaio alternativo aos testes letais com peixes.

A docente da FCTUC, Helena Freitas, considera que a comunidade científica é consciente de, e portanto, muito mais sensível e atenta a sua missão de produzir o conhecimento que visa encontrar soluções para o bem-estar das pessoas. Neste contexto, a professora salienta a tendência para as pesquisas interdisciplinares que ligam os cientístas das mais variadas áreas.

O Conselho Económico e Social (CES) promove, hoje, pelas 14h, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Polo III), a Conferência “Desafios Demográficos: o Envelhecimento”. Com a coordenação científica da demógrafa e socióloga Maria João Valente Rosa, a conferência vai juntar a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, o Presidente do Conselho Económico e Social, António Correia de Campos, os Parceiros da Concertação Social e especialistas reconhecidos em variadas áreas do saber, como a Filosofia, Economia, Sociologia ou Demografia. A iniciativa do Conselho Económico e Social é motivada pelo facto de o Portugal ser um dos países mais envelhecidos da União Europeia. Atualmente, 21% da população residente tem 65 ou mais anos, 14% tem menos de 15 anos e são cada vez menos as pessoas em idade ativa por idoso (6,6 em 1970 e 3,0 atualmente). Por cada 100 jovens, há 153 idosos, quando havia 33 em 1970, altura em que Portugal era dos países menos envelhecidos.

As estatísticas sobre o envelhecimento da população podem ser contrastados com as opiniões que se exprimem no contexto das discussões de alterações climáticas a propósito da sobrepopulação da terra.

Para Helena Freitas, a situação demográfica nacional é complexa e preocupante. Já no que diz respeito à população global do planeta, a coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, salienta que o aumento da população tem custos, dado que a capacidade de suporte do planeta é limitada.

No programa de hoje, houve ainda espaço para o comentário sobre o Programa Nacional de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas (P3AC) .

Ian Ezerin

7
18
33
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-22T18:33:18+00:00
Sun, 22 Sep 2019 18:33:18 +0000