5/06/19

“De lá para cá: Cantando e Andando” hoje no TAGV

O Teatro Académico Gil Vicente acolhe, hoje, a peça “De lá para cá: Cantando e Andando” apresentada pelo Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.

O espetáculo que vai ser apresentado esta noite no TAGV, é dedicado às mulheres e ao papel importante que desempenharam no que diz respeito às polifonias, mas também à transmissão oral da Cultura Popular Portuguesa, quem o explica é associada do Grupo de Etnografia de Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), Rita Brás.

De acordo com Rita Brás, o papel das mulheres na Cultura Portuguesa não é estranho para o GEFAC que já o abordou noutros eventos.

As Jornadas de Cultura Popular são um evento bienal onde o grupo pode estudar e explorar temas de forma mais aprofundada.

A Mostra de Teatro Universitário, a decorrer no Teatro Académico Gil Vicente, nasceu em 2012 e trouxe a oportunidade dos grupos universitários internacionais e de Coimbra mostrarem o seu trabalho. Para além disso, o evento é palco para participações de outros grupos da casa, como o  Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra e o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra . E nesta edição conta com um grupo convidado, TUP – Teatro Universitário do Porto, assim como a apresentação pública da Oficina.

Ainda inserido na MTU, no dia 11 de junho, vai haver uma apresentação de leituras encenadas que abrange a vertente do teatro tradicional do GEFAC, a decorrer na sala do grupo. A apresentação traz a oportunidade de interação com a comunidade estudantil e cumpre um dos objetivos do organismo autónomo: levar a cultura popular ao público-alvo.

No próximo sábado, dia 8 de junho às 18h30, o GEFAC vai participar no “Há música no Jardim”, a decorrer no jardim da Quinta de S.Jerónimo, com o espetáculo “ O canto dos dias”, o reportório incluí músicas tradicionais de diversas regiões. A entrada é gratuita.

Bianca Rocha

4
5
22
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-22T05:22:34+00:00
Thu, 22 Aug 2019 05:22:34 +0000