4/06/19

Conselho das Repúblicas denuncia “relações precárias” com SASUC

Notícia atualizada a 5 de junho de 2019, às 18:30 horas

A República dos Galifões emitiu, hoje (4) um comunicado do Conselho das Repúblicas, às redações, que denuncia as relações precárias e progressiva deterioração dos serviços prestados pelos órgãos administrativos da Universidade de Coimbra (UC), nomeadamente os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), para com as repúblicas.

Jorge Silva, representante dos Galifões, contou à Rádio Universidade de Coimbra (RUC) o objetivo do comunicado.

Outro objetivo é o de criar uma comissão de trabalho composta por repúblicos e membros da administração dos SASUC para que, a par do comunicado possam ter o assunto definitivamente remediado e não mais adiado, como tem sido o caso ao longo dos anos.

Jorge Silva aponta que sempre que há uma transição de administração dos SASUC, as falhas acontecem e demoram a resolver as mesmas.

Ainda assim, o repúblico acrescentou que têm dialogado com o administrador dos SASUC, Nuno Correia, nas últimas duas semanas. Aliás, o comunicado foi lançado após reunião com Nuno Correia (que aconteceu hoje), a segunda desde a tomada de posse do novo administrador.

A RUC tentou obter obter uma reação junto dos SASUC que explicaram, que “Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra têm mantido um relacionamento de proximidade com as Repúblicas de Estudantes de Coimbra, com as quais têm mantido um diálogo continuado, reunindo sempre que solicitado.”

Falámos também com o presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Daniel Azenha, que conta que o papel da DG/AAC não é escolher um lado, principalmente, quando não tem ainda toda a informação necessária sobre o caso (quais são as dificuldades entre as repúblicas e os SASUC).

Ainda assim, Daniel Azenha afirmou que a DG/AAC apoiava as repúblicas, pelo peso histórico que carregam na história da cidade. E acrescenta uma promessa de entrar em contacto com as duas partes invocadas no comunicado, para se inteirar e mediar a situação.

Cátia Soares

7
18
15
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-22T18:15:24+00:00
Sun, 22 Sep 2019 18:15:24 +0000