31/05/19

LPCC lança linha de apoio relativa ao cancro de pulmão

Assinala-se hoje o Dia Mundial Sem Tabaco. A data simbólica foi criada pelos Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 e é comemorada todos os anos em 31 de maio.

Várias instituições nacionais e regionais aproveitaram a data para promover incitavas que envolvem o contexto tabagístico. Entre outras, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala o Dia Mundial Sem Tabaco com o lançamento da Linha Pulmão, que tem como objetivo informar e apoiar as pessoas com cancro do pulmão, as família dessas ou amigos e profissionais de saúde, em aspetos relacionados com a doença e tratamento, instituições ou centros de tratamento, direitos dos doentes e cuidadores.

De acordo com o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Rodrigues a linha disponibiliza apoio jurídico, social e psicológico a todos os que possam estar a vivenciar, de forma direta, ou indireta, o cancro do pulmão.

O tema do Dia Mundial Sem Tabaco deste ano é “Tabaco e saúde pulmonar”. O objectivo da data, segundo a OMS, é aumentar a consciencialização sobre os efeitos prejudiciais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo. A campanha deste ano destaca os efeitos negativos que o tabaco exerce sobre a saúde dos pulmões, desde cancro até as doenças respiratórias crónicas, bem como a importância crítica dos pulmões para a saúde e o bem-estar.

Segundo o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Rodrigues, o simbolismo da data justificou o lançamento da Linha Pulmão no dia de hoje.

A cada ano surgem 1,6 milhões de novos casos e ocorrem 1,4 milhões de mortes. Em Portugal é causa de morte para 3500 pessoas por ano. Esta é a 1ª causa de morte nos homens e é já o 4º tipo de cancro nas mulheres.

Vítor Rodrigues aponta para os altos índices de incidência e mortalidade nos casos de cancro de pulmão como os fatores que determinrama a decisão de criar a linha de apoio específica.

Inicialmente em fase de projeto-piloto, a Linha Pulmão, disponível pelo número 808 259 259, pretende ser uma ferramenta de apoio de primeira linha para quem se depara com a doença e precisa de orientação para um percurso de luta, resistência e esperança.

Ian Ezerin

4
12
25
0
GMT
GMT
+0000
2019-06-27T12:25:13+00:00
Thu, 27 Jun 2019 12:25:13 +0000