31/05/19

Estudantes chamados a participar no Plano Estratégico da UC 2019-2023

Os recém-empossados representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC) lançaram ontem um comunicado a atualizar os alunos da UC sobre a sua mais recente atividade e prometeram doravante atualizar com mais peridiciodade vários assuntos que interessam aos estudantes.

Em entrevista à RUC, a representante dos estudantes do 1.º e 2.º ciclos no Conselho Geral da UC, Ana Rita Querido, explicou que todas as comunicações sobre as atividades dos representantes dos estudantes vão decorrer agora com maior periodicidade. Vão-se também formar comissões de estudantes para se pedirem sugestões e queixas aos estudantes, que vão ser depois levadas ao Conselho Geral.

Ana Rita Querido explicou ainda o que faz o Conselho Geral, que é o órgão máximo da Universidade de Coimbra, e tem, entre outras funções a competência de escolher o reitor. É composto por 35 elementos: 18 professores e investigadores, cinco estudantes, dois funcionários eleitos e 10 personalidades externas escolhidas pelos elementos internos eleitos.

Está a decorrer, neste momento, o processo de elaboração do Plano Estratégico da Universidade de Coimbra para o quadriénio 2019-2023, projeto para o qual os estudantes vão também dar a sua opinião.

Nos próximos meses, vão ser dinamizadas sessões de reflexão alargadas – O Futuro da UC nas Nossas Mãos – estando já agendadas as que se destinam a docentes e investigadores (4 de junho), ao pessoal técnico (25 de junho) e às unidades de I&D (11 de julho).

Vão ser também desenvolvidas sessões de auscultações a parceiros estratégicos locais, nacionais e internacionais – a Câmara Municipal de Coimbra, o CHUC, a CCDRC e universidades parceiras como as que com a UC integram a aliança EC2U – European Campus of City-Universities.

Já os estudantes podem contribuir de 3 formas com as suas opiniões para o plano estratégico da UC – através das sessões que vão decorrer, dinamizadas pela Reitoria; através da pagina da UC (https://apps.uc.pt/forms/view/melhoria) ou através de um email para os representantes dos estudantes no Conselho Geral, através do endereço de email [email protected].

Joana Gomes

7
18
14
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-22T18:14:50+00:00
Sun, 22 Sep 2019 18:14:50 +0000