29/05/19

Programação da Feira Cultural de Coimbra 2019 pretende atrair novos públicos

Coimbra volta a receber a Feira Cultural entre os dias 31 de maio e 10 de junho, no Parque Manuel Braga. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, na sessão de apresentação da Feira Cultural 2019 aproveitou para salientar que o evento vai contar com 200 expositores e com um novo auditório que vai receber iniciativas como a palestra do escritor José Rodrigues dos Santos. Manuel Machado garante que todas as intervenções feitas no âmbito da Feira Cultura de Coimbra é com o intuito de melhorar a atratividade do evento.

Tal como o presidente da Câmara Municipal de Coimbra adiantou, estão prometidos 200 expositores, com cerca de 80 associados ao artesanato, mais de 50 de livrarias, alfarrabistas e editoras de livros, nove de artes plásticas, 21 de gastronomia e quatro de edições musicais. No âmbito das entidades representadas na Feira Cultural, a vereadora da Cultura, Carina Gomes, aproveitou para salientar a presença da entidade institucional ligada ao artesanato, a Rede de Cidades CenCyl.

Carina Gomes desvendou, ainda, algumas atividades que vão marcar presença na Feira Cultural 2019. Em relação à atração de novos públicos, a vereadora da Cultura, destacou a iniciativa “24 horas culturais”, de 08 para 09 de junho, que vai estar subordinada ao tema da cultura pop.

De frisar a presença do “maior youtuber português”, Sirkazzio, e o espetáculo intitulado “Uma Breve História da Música”, onde decorrem seis projetos distintos no espaço de cinco horas. O evento é produzido por diversos grupos de Coimbra, como Jograis D’el Rei, Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Coro Misto da Universidade de Coimbra, Big Band Rags, Prelúdio e Loucomotiva.

A comemoração dos 111 anos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) não ficam esquecidos na Feira Cultural 2019. O vereador Jorge Alves, que tutela os SMTUC, adiantou que a Feira vai permitir que o público veja de perto a evolução dos transportes urbanos de Coimbra, desde os mais antigos aos mais modernos.

As atividades desportivas também marcam presença na Feira Cultural. O vereador do Desporto, Carlos Cidade, falou das iniciativas programadas, não só no que diz respeito aos adultos, mas também salientou as atividades previstas para os mais novos, no Dia da Criança.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, abordou o tema do investimento da Feira Cultural de Coimbra. Em termos de comparação, destacou que, no presente ano, a Feira Cultural reflete um investimento de 250 mil euros, ao passo que a primeira edição, em 2013, rondou um investimento de 94 mil euros.

Rita Ferreira

4
12
48
0
GMT
GMT
+0000
2019-06-27T12:48:49+00:00
Thu, 27 Jun 2019 12:48:49 +0000