28/05/19

Sophie Kowalewski homenageada em palestra no Rómulo

O Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra organizou hoje, pelas 15h, uma palestra dedicada à vida e carreira de Sophie Kowalewski- A ‘queen from the Empire of science’, é desta forma que é apresentada a matemática russa, que viveu no final do século XIX. Teve um percurso pioneiro na área da matemática e da ciência. Carlos Fiolhais, diretor do Rómulo, em entrevista à RUC relembra o caminho difícil que as mulheres têm que traçar, em áreas como a ciência. E reconhece assim, Sophie Kowalewski como exemplo de uma cientista que traçou a carreira num “mundo de homens”.

Sophie Kowalewski entrou no mundo da matemática porque tinha familiares que estudavam diversas áreas da ciência. Porém, o seu percurso não foi facilitado, tendo dificuldades em entrar em escolas e universidades. Carlos Fiolhais desvenda um pouco sobre história e conta que foi na Alemanha que Sophie foi reconhecida como um “génio” numa comunidade de matemáticos homens.

Conseguiu entregar uma tese constituída por artigos originais que não deixou dúvidas acerca da sua inteligência para a matemática. Candidatou-se à Universidade de Estocolmo, na Suécia, e foi aí que conseguiu ser a primeira professora universitária no mundo, como conta o diretor do Rómulo.

A par disso foi também a primeira mulher a fazer parte da Academia de Ciência Russa e a ser doutorada em matemática, na Alemanha. Morreu em 1891, na Suécia, vítima de pneumonia, apenas com 41 anos. Apesar disso, teve um contributo assinalável no campo das equações diferenciais e deixou um legado e um percurso importante para a mulher. A oradora convidada pelo Rómulo para dar voz a esta sessão foi a professora Ma LI, da Universidade Chinesa de Tsinghua. Ma Li dedicou-se ao estudo da história da matemática e ciência com foco no papel das mulheres como Sophie Kowalewski. A professora esteve na Suécia para estudar o trabalho da cientista que se distingui em vários ramos da matemática.

Inês Morais

4
12
06
0
GMT
GMT
+0000
2019-06-27T12:06:56+00:00
Thu, 27 Jun 2019 12:06:56 +0000