28/05/19

Obras nos Muros da Margem Direita do Mondego aguardam novo concurso público

Fotografia: sítio da Internet da CMC

A falência da empresa Opway Engenharia, que ganhou o concurso público internacional em consórcio com a Construtora Do Infantado, levou a um compasso de espera na requalificação dos muros do Mondego na margem direita, entre a Ponte de Santa Clara e o Açude-Ponte.

A empresa “entrou em insolvência” e o “consórcio abandonou a obra”, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, aos jornalistas, no final da reunião do executivo da última segunda-feira (27).

Até agora foram feitas prospecções arqueológicas, cortadas árvores e levantado pavimento. As obras previstas não foram iniciadas, lamentou Manuel Machado. O presidente da CMC afirmou que após a análise dos problemas legais envolvidos, pelos serviços camarários, a “única hipótese” passa pela abertura de novo concurso público.

A obra mereceu a comparticipação em 85 por cento de fundos europeus do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. À CMC coube um investimento de 15 por cento do total de cerca de 7, 1 milhões de euros. Segundo Manuel Machado há que justificar muito bem o atraso da obra consignada em outubro de 2018. O presidente da CMC receia que se corra o risco de perder os fundos europeus.

A paragem de obras por falência de empresas de construção tem-se verificado em outros municípios do país. Manuel Machado adianta como explicação plausível “o esmagamento dos preços” durante o período da Troika.

O percurso correspondente à intervenção vai continuar sem circulação automóvel e pedonal por razões de segurança. Em outubro de 2015 o presidente da CMC anunciou que a Beira Rio ia sofrer intervenções para impedir a ruína dos muros que separam a estrada do Rio Mondego. Em 26 de outubro de 2018 foi assinado o auto de consignação dos trabalhos da empreitada com a presença do ministro do Ambiente.

Isabel Simões

3
15
13
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-23T15:13:28+00:00
Wed, 23 Oct 2019 15:13:28 +0000