23/05/19

Atletas da APCC com seis medalhas no campeonato nacional de tricicleta

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) conquistou seis medalhas no Campeonato Nacional de Tricicleta, que decorreu em Lisboa. A atleta Sandra Semedo da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) revalidou ontem os seus títulos de campeã nacional na categoria RR2 nos 200, 400 e 800 metros e ainda foi segunda na prova de 100 metros. Sandra Semedo tem agora um total de 27 medalhas conquistadas em campeonatos nacionais da modalidade de tricicleta.

Também os atletas da Associação, Mariana Amado e João Vaz, conseguiram chegar às medalhas. João Vaz sagrou-se campeão nacional dos 100 metros na categoria RR1 e Mariana Amado vice-campeã também dos 100 metros, mas em RR2. A instituição esteve ainda representada por António Camacho (em RR1), naquela que foi a “sua maior delegação nesta prova em vários anos”, de acordo com Pedro Santos, responsável pela comunicação da APCC.

Pedro Santos faz um balanço “plenamente positivo” da prestação dos atletas da Associação e salientou o progresso conseguido nos últimos anos.

O responsável pela comunicação da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra afirma que a tricicleta é agora uma modalidade “em afirmação” no desporto adaptado. Na APCC, as corridas de tricicleta começaram a ser praticadas há mais de década e meia, mas depois de um período de algum apagamento, a prática foi retomada com maior entusiasmo em 2013.

O Campeonato Nacional de tricicleta é a única prova do calendário nacional da modalidade, sendo complementado pelo Encontro Nacional, evento que já se disputou em Coimbra por diversas vezes. Pedro Santos espera que a modalidade continue a crescer. A integração na Federação Portuguesa de Atletismo seria um passo determinante para esse crescimento.

A tricicleta é uma modalidade desportiva mista, disputada em pistas de atletismo, em que os atletas correm com os pés num equipamento com três rodas e três apoios.

O Campeonato Nacional de Tricicleta 2019 teve lugar na Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira e foi organizada pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto.

Sara Santos Pinto

4
12
37
0
GMT
GMT
+0000
2019-06-27T12:37:07+00:00
Thu, 27 Jun 2019 12:37:07 +0000