22/05/19

IPC apoia desenvolvimento de competências na promoção de ‘spin-off’

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) integra o projeto Erasmus+ UNISON – “University-entreprise cooperation via Spin-off companies network”, onde dá formação e apoia o desenvolvimento de competências na promoção de ‘spin-off’. O Investigador e Docente da Escola Superior Agrária de Coimbra e investigador responsável do projeto no IPC, Rui Costa, esclarece que o projeto UNISON se dedica à criação de uma rede internacional de empresas spin off, onde estão envolvidos países como Portugal, Espanha, Rússia, Alemanha, China e Geórgia.

O principal papel do Politécnico de Coimbra no projeto UNISON é dar formação e apoiar outras universidades na implementação de modelos de gestão de transferência de tecnologia e ajudar as instituições parceiras a desenvolverem competências na promoção de ‘spin-off’. Rui Costa salienta que o IPC conta com a cooperação de outras instituições conimbricenses como o Instituto Pedro Nunes.

A duração média de projetos como o UNISON é de três anos, idade que o projeto atinge em meados de outubro do presente ano. O investigador responsável pelo projeto no Politécnico de Coimbra admite que o projeto está a chegar ao fim, mas que ainda há parcerias a estabelecer com as universidades que ingressam no projeto.

O projeto UNISON visa identificar dificuldades e constrangimentos na relação entre empresas ‘spin-off’ e Instituições de Ensino Superior, e contribui, entre outros aspetos, para a definição de novas oportunidades e dinâmicas de trabalho conjunto.

Rita Ferreira

1
19
56
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-21T19:56:15+00:00
Mon, 21 Oct 2019 19:56:15 +0000