22/05/19

Centros de investigação comemoram o 1º Dia Nacional da Microscopia

O CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra – organizou as comemorações do MICRODia – 1º Dia Nacional da Microscopia, uma iniciativa da Plataforma Portuguesa de BioImagem. A Plataforma integra vários centros de bioimagem nacionais, incluindo o CNC. A responsável pela Unidade de Microscopia do CNC, Luísa Cortes, aponta o que justificou a criação do MICRODia.

O objetivo passa por apresentar a microscopia a todos os que estejam interessados, desde escolas do ensino secundário até pais e filhos.

Algumas das áreas da microscopia abordadas passam pela microscopia de fluorescência, confocal ou em células vivas. Luísa Cortes indica que se pretende mostrar como a microscopia suporta os avanços científicos de diferentes áreas de estudo.

As actividades do MICRODia decorreram em vários centros de investigação do país. “Desvendando os bastidores de doenças psiquiátricas”, “Explorar o autismo no laboratório: utilização de micro-cérebros”, “A dinâmica do cálcio intracelular em células neuronais. Uma janela com vista para a epilepsia” e “Morte celular: como a podemos visualizar ao microscópio?” foram alguns dos tópicos em foco no MICRODia do CNC.

David Coelho

4
12
51
0
GMT
GMT
+0000
2019-06-27T12:51:27+00:00
Thu, 27 Jun 2019 12:51:27 +0000