21/05/19

Coimbra recebe Taça da Europa de Cadetes de Judo

Nuno Carvalho, Jorge Fernandes, Bernardo Fernandes (ACM),Joaquim Rovira (AAC), Carlos Cidade, Alfredo Lucas, Patrícia Martins (MonC) e Fátima Costa (JCC)

A Taça da Europa de Cadetes de Judo foi apresentada hoje, dia 21 de maio, no Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia. No próximo fim de semana, de 25 e 26 de maio, Coimbra vai receber cerca de 550 atletas de 30 países. Destes, 210 são portugueses.

O Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, explica o elevado número de atletas nacionais e qual a importância do evento para os jovens portugueses.

O Secretário Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra, Alfredo Lucas, congratula-se com o facto de a cidade de Coimbra receber atletas que no futuro “vão ser estrelas mundiais”.

Também o Presidente do Conselho de Arbitragem da FPJ e membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo, Nuno Carvalho, se mostra satisfeito com a escolha da cidade de Coimbra para a realização desta prova internacional e destaca ainda a oportunidade para os 12 árbitros portugueses que marcam presença na competição de contactarem com os seus pares internacionais “para que possam melhorar”.

Presentes na conferência de imprensa três atletas que vão disputar a taça da Europa: Bernardo Fernandes (ACM), Fátima Costa (JCC), Joaquim Rovira (AAC) e Patrícia Martins (MonC). A RUC falou com o atleta Joaquim Rovira sobre como se tem preparado para conseguir a qualificação para o Europeu. O atleta de 16 anos fala sobre a preparação que tem feito para a competição e quais são os seus objetivos para o futuro.

A Taça da Europa de Cadetes integra a IJF World Cadet Tour e permite que os atletas, com idades entre os 15 e os 17 anos, ganhem pontos para o Ranking Mundial de Cadetes. A competição realizada em Coimbra é a última Taça da Europa antes de três competições decisivas no escalão: Campeonato da Europa, Festival Olímpico da Juventude Europeia e Campeonato do Mundo.

A competição conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra(CMC). O vereador do desporto da CMC, Carlos Cidade afirmou que a competição “engrandece do ponto de vista desportivo a cidade de Coimbra” e revelou que na próxima reunião do executivo vai estar em aprovação “o apoio financeiro a atletas que estão no patamar da preparação olímpica” e que entre as candidaturas se encontram alguns judocas.

Sara Santos Pinto
Fotografia: Isabel Simões

4
4
35
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-22T04:35:15+00:00
Thu, 22 Aug 2019 04:35:15 +0000