20/05/19

Escritora Ana Filomena Amaral representa Portugal no EU-China International Literary Festival

Ana Filomena Amaral nasceu em Avintes, em Vila Nova de Gaia, mas vive há já vinte anos na Lousã. Depois de muitos anos como professora de História e técnica superior no Ministério da Educação, dedica-se à escrita a tempo inteiro. Foi agora escolhida para representar Portugal na 4ª edição do EU-China International Literary Festival, a decorrer em Pequim entre 23 e 29 de maio.
A escritora conta qual o objetivo do evento.

O festival apresenta 27 escritores chineses e 27 autores europeus, um por cada país presente. Ana Filomena Amaral explica como surgiu o convite.

A escritora regressou há três semanas de Pequim, onde durante alguns dias deu a conhecer a obra O Diretor. O romance O Diretor é o livro escolhido para representar a sua bibliografia, e é focado nas questões climáticas. Ana Filomena Amaral indica que já escreveu sete romances, fora outras obras não literárias na vertente histórica. A formação e carreira na ára da História continua presente na obra da autora, que se inspirou na Epopeia de Gilgamesh, narrativa mesopotâmica com mais de 4 000 anos, para escrever O Diretor.

Ana Filomena Amaral explicita os temas que integram as suas obras, desde a queda do muro de Berlim, até ao genocídio do povo arménio pelos otomanos, aos refugiados sírios e às questões ambientais.

Para a escritora, o livro terá sempre o seu lugar, seja no formato digital ou impresso. O importante é incentivar os jovens a ler, uma vez que considera que os livros são “insubstituíveis”.

Ana Filomena Amaral é licenciada em História pela Universidade do Porto, e mestre em História Económica e Social Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Possui também uma pós-graduação em Biblioteconomica. A partir desta quinta-feira, 23 de maio, vai estar em Pequim a representar Portugal no EU-China International Literary Festival.

David Coelho

7
18
14
0
GMT
GMT
+0000
2019-09-22T18:14:58+00:00
Sun, 22 Sep 2019 18:14:58 +0000