17/05/19

Campanha do Bloco de Esquerda para as eleições europeias passou por Coimbra

A campanha do Bloco de Esquerda para as eleições europeias passou por Coimbra na quinta-feira, 16 de Maio.

A cabeça de lista, Marisa Matias, marcou presença num comício que contou com atuação do músico Jorge Palma. O mandatário de campanha, António Capelo, utilizou a poesia para manifestar confiança num bom resultado no próximo dia 26.

A candidata fez um balanço da campanha até ao momento.

Marisa Matias considera que muitos partidos têm focado a sua campanha em temas nacionais, ignorando o que está realmente em causa nestas eleições.

Para a deputada europeia, esta desvalorização dos temas europeus contribui para a abstenção. Tradicionalmente, os jovens são a faixa etária em que há maior abstenção. No entanto, a candidata acredita que a emergência de temas como o combate às alterações climáticas possa trazer uma mudança nesses comportamentos.

Outro aspecto da campanha que mereceu críticas de Marisa Matias foi a segregação dos debates entre partidos representados e não representados no parlamento europeu. A candidata recordou que já passou pela mesma discriminação quando foi candidata às eleições presidenciais.

Além da cabeça de lista e do mandatário da campanha, usaram ainda da palavra neste comício Amílcar Morais, número dez na lista, Maria Eugénia Rodriguez Palop, cabeça de lista às eleições europeias em Espanha pelo partido Podemos, e a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

António Calheiros

3
21
19
0
GMT
GMT
+0000
2019-07-17T21:19:14+00:00
Wed, 17 Jul 2019 21:19:14 +0000