16/05/19

Imprensa da UC é a editora lusófona com mais livros indexados online

A Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) tem hoje 250 livros indexados no Directory of Open Access Books (DOAB), uma plataforma onde projetos académicos podem ser consultados de forma livre, recebeu o título de editora lusófona com mais obras publicadas. O vice-reitor da UC e diretor da Imprensa da Universidade, Delfim Leão, esclareceu como a presença da instituição no diretório contribui para o reconhecimento dos trabalhos académicos.

O diretor da Imprensa da Universidade também refere o novo site criado pela UC que apresenta os projetos dos estudantes da Universidade ao público. Explica que o site permite dar visibilidade aos trabalhos até mesmo entre os académicos.

De acordo com Delfim Leão, “atrair a informação” é outro dos objetivos do site. O intercâmbio de conhecimento e experiência entre investigadores da universidade foi também vantagem apontada pelo vice-reitor para a criação de novos projetos.

O título que a Imprensa da Universidade de Coimbra recebeu deve-se, segundo Delfim Leão, não só às suas atividades após a sua refundação em 1998, mas também à adesão à plataforma online. Assinala que não abandonaram os livros impressos, mas o meio online possibilitou complementar a atividade.

O vice-reitor destaca que a Imprensa da UC publica as investigações de membros da universidade como também de autores de outros países lusófonos. Complementa que isso permite dar maior raio de ação à Imprensa da Universidade, que acaba por receber projetos de investigadores internacionais.

Os projetos de investigação e outras atividades realizadas pela Imprensa da UC podem ser consultadas em uc.pt/openscience.

Ana Laura Simon e Ana Rita Coelho

5
19
11
0
GMT
GMT
+0000
2019-05-24T19:11:58+00:00
Fri, 24 May 2019 19:11:58 +0000