15/05/19

Câmara de Coimbra aumenta investimento em Ação Social Escolar no próximo ano letivo

Centro Escolar do Loreto

São cerca de 6,2 milhões de euros que o executivo camarário aprovou para 2019/2020 em Ação Social Escolar, um reforço de mais de um milhão de euros em relação ao ano letivo em curso. A medida recebeu aprovação por unanimidade de todas as bancadas na reunião do executivo da última segunda-feira, dia 13.

O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves realçou para a RUC a importância da medida que “procura o melhor apoio para as famílias”.

Do programa consta a gratuidade do serviço de refeições escolares (almoços e lanches) para todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB) e dos serviços de acolhimento e de prolongamento de horário para todas as crianças do pré-escolar. Está ainda previsto um aumento para a oferta dos cadernos de exercícios aos alunos do primeiro ciclo do CEB bem como um reforço das verbas para material escolar.

Para as refeições a verba atribuída ronda os 3,1 milhões de euros. Logo a seguir vêm os transportes escolares com 2,8 milhões. No ano letivo de 2018/2019, o transporte escolar foi alargado a todas as crianças e jovens do concelho, desde o pré-escolar ao 12º ano. A medida é para continuar, garante Jorge Alves.

Segundo a CMC o objetivo das medidas passa, não só, por atenuar as desigualdades sociais e promover a igualdade no acesso à educação, mas também por combater o abandono e insucesso escolar. Um desafio que o vereador da CMC pretende vencer assim que seja aplicada a descentralização de competências na área da educação do Estado central para as autarquias. Algumas das medidas, como as refeições escolares podem vir a ser alargadas à população estudantil do Ensino Secundário.

Com as medidas a CMC afirma que “pretende garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação, suavizar os orçamentos das famílias e valorizar a escola pública, sendo ainda um estímulo à natalidade e à fixação de famílias no concelho”.

Do executivo da CMC fazem parte cinco vereador do Partido Socialista (PS), três vereadores do Partido Social Democrata da coligação “Mais Coimbra” constituída pelos partidos PSD/CDS/PPM/MPT, dois vereadores do movimento Somos Coimbra e um da Coligação Democrática Unitária. Apenas os vereadores do PS e da CDU têm pelouros atribuídos.

Texto e Fotografia: Isabel Simões

7
10
36
0
GMT
GMT
+0000
2019-07-21T10:36:09+00:00
Sun, 21 Jul 2019 10:36:09 +0000