14/05/19

Elísio Estanque: “A mentalidade machista prevalece entre os estudantes”

O Alvorada de hoje teve como comentador Elísio Estanque, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

O carro alegórico dos Novos Fitados do curso de História da Faculdade de Letras da UC gerou polémica na passada semana, devido ao nome escolhido pelos estudantes: “Alcoholocausto”. O carro acabou por desfilar sem nome e com mensagens a criticar a falta de liberdade de expressão, no cortejo de domingo (5).

O comentador demonstrou-se indignado em relação ao nome escolhido pelos estudantes de História.

A Queima das Fitas do Porto esteve envolta em polémica, depois de visitantes terem publicado nas redes sociais vídeos de bancas de bebidas com promoções sexistas. Após o sucedido, a Federação Académica do Porto reforçou a vigilância do recinto e demonstrou repudiar os comportamentos praticados nas barracas em causa.

Elísio Estanque considera que o que aconteceu na Queima das Fitas do Porto reflete uma geração e sociedade também sexistas.

O Parlamento vota hoje a proposta do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) que recomenda a redução dos 18 para os 16 anos como idade mínima para exercer o direito de voto. É a primeira vez que os partidos vão votar uma proposta que prevê a redução da idade mínima legal para votar, mas para que isso aconteça tem de ser feita uma revisão constitucional extraordinária.

O docente da FEUC acredita que é um proposta a ter em consideração, mas que obriga a um investimento na formação para a cidadania dos jovens.

Em Portugal, as eleições europeias realizam-se no próximo dia 26 de maio. O advento dos populismos e dos partidos de extrema-direita um pouco por todo o mundo fazem deste ato eleitoral um dos mais importantes para o projeto europeu.

O consultor de comunicação do PSD, Rodrigo Gonçalves, demitiu-se, no passado domingo (12), do cargo, após a publicação, no sábado, de uma investigação do Diário de Notícias que dava conta da existência de uma série de perfis falsos, no Twitter e no Facebook, que espalhavam mentiras sobre adversários políticos do partido.

O comentador considera que as fake news podem ameaçar a democracia na União Europeia e reconhece falhas à cobertura por parte dos órgãos de comunicação social.

Pode ouvir o comentário na íntegra aqui:

Carolina Cardoso

5
19
27
0
GMT
GMT
+0000
2019-05-24T19:27:12+00:00
Fri, 24 May 2019 19:27:12 +0000