13/05/19

Elisabete Ramos: “Grande protagonista da Queima é o álcool”

O Alvorada de hoje teve como convidada a professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Elisabete Ramos

A edição de 2019 da Queima das Fitas, após oito Noites de Parque, chegou ao fim. Conforme os últimos números divulgados, ainda no início da noite de sexta-feira, pelo menos 80 mil ingressos foram vendidos. Na opinião da comentadora o formato da Queima das Fitas deve ser refletido de forma a evitar a “deriva prol álcool” na qual a festa entrou nos últimos anos.

Um dos principais temas de discussão durante a Queima das Fitas de 2019 foi o nome do carro de História do Cortejo da Queima das Fitas de Coimbra, cujo nome original era “Alcoholocausto”. O carro acabou por desfilar sem nome e com mensagens a criticar a falta de liberdade de expressão, no Cortejo de domingo passado (5). Elisabete Ramos considera o episódio especialmente grave tendo em conta que se tratavam de alunos do curso de história da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

O final da semana que agora findou foi marcada pela audição de Joe Berardo na II Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD). O empresário madeirense garante que tentou “ajudar os bancos” e que foram as instituições financeiras que o procuraram numa fase de excesso de liquidez para lhe dar crédito. A docente classificou como “lamentável” a prestação de Joe Berardo. Elisabete Ramos lembrou contudo que o empresário madeirense não realizou os negócios sozinho.


A campanha eleitoral para as eleições europeias arranca, esta segunda-feira, com os candidatos na estrada enquanto no parlamento decorre o primeiro debate quinzenal com o primeiro-ministro após a crise política a propósito do tempo de serviço dos professores. Na opinião de Elisabete Ramos a pré-campanha eleitoral foi “paupérrima”.

No Alvorada ficámos também com a rubrica Foyer, na voz de Rita Ferreira, que deu a conhecer a programação do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV). O comentário pode ser ouvido na íntegra aqui.

Tomás Cunha

5
19
04
0
GMT
GMT
+0000
2019-05-24T19:04:50+00:00
Fri, 24 May 2019 19:04:50 +0000