1/05/19

As atletas de Rugby 7 da AAC triunfam no campeonato nacional universitário

A equipa feminina de Rugby 7 da Associação Académica de Coimbra (AAC) sagrou-se ontem campeã nacional universitária da modalidade pela oitava vez. Nos dois encontros decisivos, realizados em Guimarães, a comitiva de Coimbra venceu a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE).

Para o treinador da equipa, Luís Pio, a conquista é o culminar do trabalho árduo desenvolvido ao longo dos últimos seis meses, que também prova que há espaço para as mulheres nas modalidades tradicionalmente vistas como masculinas.

A equipa feminina de Rugby 7 da AAC tem dominado o campeonato nacional Universitário da modalidade. Ao longo dos 10 anos da existência da prova, as atletas da academia de Coimbra conseguiram oito títulos principais e dois de vice-campeão.

O campeonato , já chegou a ter oito equipas a inscritas numa temporada, no passado, no entanto, na presente edição houve apenas duas equipas a participar.

O treinador Luís Pio, que lamentou a situação, considera que isto é um reflexo da falta de interesse da parte das universidades que preferem privilegiar apenas as modalidades mais populares.

A equipa do Rugby 7 feminino da AAC é composta por 90% de atletas federadas, que jogam nos clubes de alta competição. A metade da comitiva também é convocada pela Seleção Portuguesa nas várias camadas de sub-18 e seniores.

Na perspetiva de Luís Pio, uma solução para o maior interesse para a modalidade consta na sinergia das entidades que promovem o desporto desde o ensino secundário até ao superior.

As diferenças de golos nas duas partidas finais do campeonato nacional feminino de Rugby 7 foram 0-37 na primeira mão, e 45-0 no segundo jogo.

Ian Ezerin

7
11
31
0
GMT
GMT
+0000
2019-07-21T11:31:13+00:00
Sun, 21 Jul 2019 11:31:13 +0000