29/04/19

Fernando Rosas tem novo livro: “SALAZAR E OS FASCISMOS” apresentado em Coimbra

Foto Rui Rodrigues

Decorreu dia 29 de Abril às 18:30 a apresentação do livro “Salazar e os fascismos”, da autoria de Fernando Rosas. A apresentação foi feita por Miguel Cardina do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e decorreu na Livraria Almedina Estádio. Em declarações à Rádio Universidade de Coimbra o autor afirmou que este livro tenta situar a ditadura salazarista no contexto da época dos fascismos na Europa. Segundo Fernando Rosas o livro responde à questão: a ditadura de Salazar faz parte da época dos fascismos entre as duas Guerras Mundiais do século XX?

Fernando Rosas disse que a ditadura Salazarista foi um fascismo conservador. Todo o fascismo resulta de uma aliança política entre uma direita conservadora reaccionária e uma direita que considera ser a solução para dar resposta à crise do sistema liberal. O historiador afirmou ainda que na origem do fascismo europeu está uma classe intermédia excluída e prejudicada pela guerra.

À esquerda Miguel Cardina , à direita Fernando Rosas.
Foto Rui Rodrigues

Fernando Rosas destaca, no último capítulo do seu livro, que “ há por aí um movimento nacionalista autoritário parecido com o fascismo mas que a história nunca se repete” e que estes movimentos são folclóricos.

O autor referiu haver uma grande massa de gente atingida pela globalização capitalista que foi deserdada, abandonada e frustrada e por isso é presa fácil de um novo nacionalismo que a cavalgue. Para Fernando Rosas estes movimentos xenófobos já não têm os judeus como alvo mas sim os emigrantes e outras minorias.

Na plateia estiveram presentes, para além de muitos cidadãos anónimos, várias individualidades políticas ligadas ao Bloco de Esquerda.

Rui Rodrigues

6
22
29
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T22:29:25+00:00
Sat, 24 Aug 2019 22:29:25 +0000