23/04/19

Bloco de Esquerda quer ouvir pessoas sobre o tema “Deficiência e Vida Independente”

A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) falou com o deputado nacional do Bloco de Esquerda (BE), José Manuel Pureza, antes da sessão em agenda para a noite de ontem no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB). Para o serão de debate em torno do tema “Deficiência e Vida Independente”, o BE organizou a presença dos deputados nacionais Jorge Falcato e José Manuel Pureza, e do investigador do Centro de Estudos Sociais, Fernando Fontes.

O início dos trabalhos estava marcado para as 21:30 no Bar/Livraria do TCSB. José Manuel Pureza esperava que acontecesse o mesmo de outras vezes: uma participação informada e com muitos relatos em primeira mão.

Na entrevista concedida à RUC o deputado começou por deixar claro que este debate em Coimbra está “inscrito num conjunto de sessões sobre o tema” que se alargam a várias zonas do país e cujo principal encarregado tem sido o colega parlamentar Jorge Falcato. Sobre as razões que justificam estas iniciativas, José Manuel Pureza, afirmou que a principal é ouvir as pessoas.

O deputado nacional comentou também o contexto concreto da cidade de Coimbra. Afirmou que além dos problemas visíveis um pouco por toda a cidade, como são caso os obstáculos arquitectónicos que limitam o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, existe falta de capacidade para apoiar as pessoas com deficiência no seu dia-a-dia. Falta um apoio de proximidade robusto, seja através dos cuidados formais, seja através dos cuidados informais.



“A Vida Independente responde a direitos fundamentais. Queremos um modelo que inclua as pessoas com deficiência, as suas famílias e todas as pessoas que se preocupam com a justiça social.”

esquerda.net


O participante na mesa de debate considerou ainda que existe uma questão de fundo e que ela está claramente enunciada no título do debate, “Deficiência e Vida Independente”.

Na opinião de José Manuel Pureza as questões das pessoas portadoras de deficiência já entraram no debate político fundamental, e são das mais limitadoras à garantia dos direitos das pessoas. Para as eleições do próximo mês que vão eleger os deputados ao parlamento europeu, José Manuel Pureza, afirmou que a própria lista de candidatos do bloco tem em conta essas preocupações. Pretende o partido levar para o parlamento testemunhos na primeira pessoa.

O deputado bloquista realçou a necessidade de criar uma discussão corajosa em todas as plataformas de debate público.

André Jerónimo

5
19
50
0
GMT
GMT
+0000
2019-05-24T19:50:21+00:00
Fri, 24 May 2019 19:50:21 +0000