12/04/19

A Rádio Baixa celebra o seu primeiro aniversário

Há mais uma rádio a fazer anos. Cumpre um ano de vida, e tem estúdio montado na baixa de Coimbra. Falamos da Rádio Baixa. A RUC esteve à conversa com Arnaldo Moura, um dos fundadores da Rádio Baixa, que deixa ouvir na voz o sorriso de quem viu nascer um projeto com tanta influência em Coimbra.

Arnaldo não viu nascer este projeto sozinho. São mais três as cabeças que pensaram, arquitetaram e cumpriram a Rádio Baixa: Sérgio Santos, Joana Oliveira e Daniel Lopes. E ainda aproveitou para tecer alguns agradecimentos de parceiros que se juntaram à demanda.

A Rádio Baixa é um projeto inovador em Portugal, mas não a nível mundial. Os mais atentos reconhecem influências de rádios online espalhadas por esse mundo fora. Arnaldo Moura enumera algumas delas.

A Rádio Baixa há um ano que ocupa uma das lojas na Baixa de Coimbra, que tem visto muitos dos seus moradores e lojistas caminharem no sentido contrário: a saírem dos seus espaços e a deixar a baixa mais vazia. É por isso que o presidente da Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Vítor Marques, conta que, há um ano atrás, a proposta de uma rádio na baixa lhe trouxe alguma surpresa.

O exercício pode ser repetido por todos quantos quiserem, sejam moradores ou comerciantes. Vítor Marques diz que o que impede muitos de se fixarem por lá são razões sócio-económicas, diga-se rendas, por exemplo. Mas não é um exercício impossível.

Arnaldo Moura conta como, desde o início do projeto, viam um pedacinho da Baixa de Coimbra destinado a ver nascer a Rádio Baixa.

O primeiro ano de vida da Rádio Baixa celebra-se, como não podia deixar de ser, com (a) música dos Sensible Soccers. Que se encaixa perfeitamente com o espírito da Rádio Baixa.

O concerto começa às 22 horas, no Salão Brazil, para celebrar um ano de Rádio Baixa.

Cátia Soares

3
8
37
0
GMT
GMT
+0000
2019-04-24T08:37:37+00:00
Wed, 24 Apr 2019 08:37:37 +0000