11/04/19

Fusão de culturas permite projeto entre UC e China

Hoje, dia 11 de abril, foi assinado um acordo, entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Beijing Foreign University (BFSU), para a criação do Centro de Estudos sobre a China e os Países de Língua Portuguesa. A cerimónia de assinatura decorreu na Sala do Senado, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

Em nota à imprensa a UC considera que a criação do Centro de Estudos BFSU-UC tem como objetivo realçar a ligação entre a UC e a República Popular da China e destacar as parcerias e os eventos entre a UC e instituições académicas chinesas. A crescente presença de estudantes chineses em Coimbra e o aumento da mobilidade de estudantes da UC para instituições chinesas contribuiu, também, para a criação do Centro de Estudos. O vice-reitor da BFSU, Yan Guohua, acredita que a cooperação entre as duas universidades vai permitir a ascensão a um novo patamar.

O vice-reitor da BFSU afirma que esta cooperação vai permitir que surjam novas oportunidades para explorar novas estratégias de ambos os países.

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) é uma das universidades onde a criação do Centro de Estudos vai ter mais impacto. O reitor da UC, Amílcar Falcão, destaca a vertente histórica da relação entre China e Portugal.

Amílcar Falcão salienta, também, que a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) é uma das universidades que vai sentir o impacto deste novo projeto, principalmente na componente das línguas.

De acordo com Amílcar Falcão, o Centro de Estudos não vai ter uma estrutura física.

Amílcar Falcão reforça que este novo projeto vai permitir o diálogo entre ambas as culturas e melhorar o aproveitamento pessoal dos alunos dos dois países.

O acordo para a criação do Centro de Estudos sobre a China e os Países de Língua Portuguesa foi assinado hoje entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Beijing Foreign University (BFSU). A cerimónia de assinatura decorreu na Sala do Senado, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

Catarina Félix e Inês Baptista

4
4
34
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-22T04:34:47+00:00
Thu, 22 Aug 2019 04:34:47 +0000