5/04/19

Ucicletas é a nova alternativa para viver (n)a cidade de Coimbra

Ucicletas é um projeto que permite tornar mais interativos os passeios por Coimbra, pela cedência de bicicletas por longo prazo. A RUC esteve à conversa com Joana Gonçalves, presidente do Núcleo de Estudantes de Ciência do Desporto e Educação Física da Associação Académica de Coimbra (NECDEF/AAC), um dos propulsores do projeto. E que contou que a ideia que não é só para os estudantes de desporto.

O projeto é muito recente, por isso, em termos de feedback, pouco se pode afirmar. No entanto, a presidente do NECDEF/AAC está confiante com o sucesso da Ucicletas, que conta apenas com três dias de aplicação

Pela cidade há alguma concorrência. O Uclicletas aparece numa altura onde as trotinetes dominam as ruas conimbricenses. Mas Joana Gonçalves lista algumas das diferenças do projeto que, acredita, podem vencer esse frente-a-frente.

O projeto não é organizado apenas pelo
NECDEF/AAC. É uma iniciativa em parceria com o Gabinete de Desporto da Universidade de Coimbra e com a Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física. E para já não estão a ser pensadas mais parcerias. Só depois de um período de reflexão, como conta Joana Gonçalves.

Surgiu ainda a questão de saber se a cidade de Coimbra está preparada para bem receber o meio de transporte. Está algum sítio preparado para os estudantes estacionarem as bicicletas pela cidade? Para a presidente do
NECDEF/AAC, sim, mas apenas alguns, como é o caso do Pólo I.

Ucicletas é uma iniciativa de cedência temporária de bicicletas que pretende dinamizar a cidade e levar os estudantes a adoptar um estilo de vida mais verde, mais saudável e sustentável.

Cátia Soares

1
15
20
0
GMT
GMT
+0000
2019-06-24T15:20:20+00:00
Mon, 24 Jun 2019 15:20:20 +0000