4/04/19

Ateneu recebe exposição do fotógrafo Varela Pècurto

Ana Pinto, Varela Pècurto e Fátima Januário

“Regresso ao Ateneu de Coimbra Depois de Cinco Décadas” é o nome da exposição de fotografia que marca o retorno de Varela Pècurto ao Ateneu de Coimbra, 50 anos depois da sua primeira exposição, no mesmo local. A inauguração ocorreu na última quarta-feira, dia 3 de abril.

Na mostra, os retratos estão divididos em dois lotes: um tem circulado por salões de arte fotográfica de todo o mundo, e outro, de momentos raros e insólitos, que podem suscitar dúvidas ou perguntas.

Eduardo Francisco Varela Pècurto, prestigiado fotógrafo internacional, explica a importância de trazer a exposição para próximo das pessoas.

O fotojornalista nasceu no Alentejo, em 1925, mas vê-se como conimbricense, local onde vive há cinco décadas. O fotógrafo é uma pessoa muito querida da cidade. Conta a história que, há 50 anos, fez num avião com duas asas um levantamento fotográfico de Coimbra, ofereceu o conjunto à câmara municipal e a autarquia intitulou-o “a coleção de ouro da cidade”.

O fotógrafo revela que a divulgação das suas exposições pelos media fez com que recebesse as felicitações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Varela Pècurto orgulha-se de “deixar o nome de Portugal e de Coimbra no mundo inteiro”. Conta porque é que as suas fotografias são diferentes.

“Queria acabar no sítio onde comecei”, afirma o fotógrafo. Com quase 94 anos, apesar de pretender ficar por aqui, o estímulo das pessoas próximas incentiva-o a continuar.

Sara Santos Pinto

3
19
47
0
GMT
GMT
+0000
2019-06-19T19:47:42+00:00
Wed, 19 Jun 2019 19:47:42 +0000