2/04/19

João Bento: “As Assembleias Magnas têm um efeito Bola de Neve”

O Alvorada de hoje contou com o comentário à atualidade do presidente da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (AM/AAC) e estudante da Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), João Bento.

Decorre hoje às 20:00, mais uma Assembleia Magna da AAC, desta vez no Teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da UC. A Magna foi convocada para “Apresentação, discussão e aprovação do Relatório Anual e Contas da AAC e do Relatório de Gestão, respeitante ao ano de 2018”. O assunto já tinha passado pela AM anterior, mas não houve votação devido à falta do parecer do Conselho Fiscal sobre os documentos que a Direção-Geral da AAC apresentou.

João Bento receia o desinteresse por parte da comunidade estudantil em relação a assembleia de hoje, já que é a segunda AM em 15 dias. Contudo, o estudante da FCTUC salienta que não é por ser a segunda Magna num período tão curto que a mesma deixa de ser relevante.

Foram apresentadas duas listas para a Assembleia de Revisão de Estatutos Extraordinária da AAC. A Lista C – “Contigo somos Académica”, liderada por João Assunção, e a Lista I – “Integridade e Transparência na Defesa da AAC”, comandada por Daniela Rodrigues, querem eleger representantes já no próximo dia 9 de abril. A revisão dos estatutos da AAC é feita por 33 elementos. 22 deles são eleitos em listas conjuntas de associados efetivos da AAC. É desta fatia que já se conhecem os nomes dos candidatos. João Bento explicou aos microfones RUC todo o processo de Revisão. Para o Presidente da Mesa da AM/AAC a Queima das Fitas é o assunto passível de maior debate.

A medida proposta, em outubro, pela dotação do Plano de Apoio à Redução Tarifária (PART), entra hoje em vigor. Face a isso os passes dos transportes públicos na Região de Coimbra sofrem, a partir de hoje, uma redução de 30 por cento.

João Bento confessou que olha para esta medida com “medo”. O Presidente da Mesa da AM/AAC salientou o peso global do investimento da medida em causa e frisou os problemas da rede de transportes em Coimbra.

29 de março marcava o fim do prazo legal para a saída efetiva do Reino Unido da União Europeia. O assunto continua a ser debatido no parlamento britânico, mas ainda sem decisão à vista. A RUC foi à rua para saber a opinião das pessoas sobre as consequências do Brexit para o Reino Unido e para a Europa. O público, quanto mais velho, mais recetivo. No entanto, público jovem demonstra-se não informado ou não interessado sobre o assunto. Noticiado deste facto, João Bento frisa a importância deste assunto para toda a comunidade europeia e como é crucial que todos os cidadãos estejam a par do assunto.

Tomás Cunha e Catarina Santos

3
16
03
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-23T16:03:26+00:00
Wed, 23 Oct 2019 16:03:26 +0000