29/03/19

Reportagem: [Brexit] Todos têm opinião, mas os estudantes pensam menos no assunto

29 de março marca dois anos volvidos desde o resultado do referendo ao Brexit, momento em que o Reino Unido decidiu sair da União Europeia (UE). O dia marca também o fim do prazo legal – no entendimento da UE – para a saída efetiva. O assunto continua a ser debatido no parlamento britânico, mas ainda sem decisão à vista.

O terceiro acordo foi rejeitado esta sexta-feira. O acordo envolvia apenas os termos da saída, enquanto as políticas comerciais não foram tratadas. O prazo para o Brexit foi prolongado até 12 de abril, prevendo-se uma saída sem acordo. Ainda não se conhecem as consequências que a UE pode impôr, mas está marcada uma cimeira europeia para 10 de abril.

Ainda existe a hipótese de o Brexit não acontecer a 12 de abril, caso o governo britânico peça uma extensão do artigo 50, e ela seja aprovada por todos os restantes Estados-Membros da UE. Esta extensão faria com que o Reino Unido ainda participasse nas eleições europeias de maio.

A RUC foi à rua para saber a opinião das pessoas sobre as consequências do Brexit para o Reino Unido e para a Europa. O público, quanto mais velho, mais recetivo. A maioria dos estudantes abordados não quis comentar o assunto, por não se considerarem aptos a falar dele.

Perguntámos também quais as implicações que o acordo pode ter em Portugal. Recebemos opiniões tão diversas quanto as áreas que podem ser afetadas – desde a economia até à migração.

A dúvida acerca da conclusão do acordo permanece, em especial depois de três tentativas falhadas de chegar a um consenso. O público mostrou-se dividido sobre o assunto: muitos acreditam que o Brexit não vai acontecer, outros acreditam que o Reino Unido vai avançar com a saída.

As entrevistas envolveram uma larga faixa etária, sendo que os mais velhos estavam mais confiantes das respostas. A reportagem passou pela zona da Praça da República, ao final da tarde desta sexta-feira.

Ana Laura Simon, Inês Bernardes e Camila Vidal

3
8
19
0
GMT
GMT
+0000
2019-04-24T08:19:16+00:00
Wed, 24 Apr 2019 08:19:16 +0000