29/03/19

Especialistas alertam para os perigos do pólen no ar

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clinica (SPAIC) emitiu um alerta para a semana de 29 de março a 4 de abril devido aos níveis elevados de pólens na atmosfera. O alergologista, Pedro Morais Silva, explicou que os próximos dias têm condições meteorológicas especiais que justificam o alerta polínico. Com os dias maiores, as plantas iniciam a polinização, o que somado à presença de vento faz com que os pólens andem mais pelo ar e em maior quantidade. No entanto, também o tempo seco tem um papel importante.

No caso da região de Coimbra, o boletim polínico indica níveis muito elevados de pólens no ar nos próximos dias. Pessoas que já estão sensibilizadas aos poléns, como acontece em casos de urticária, rinite alérgica ou asma, são as mais afetadas.

São vários os sintomas associados à inalação e contacto com os pólens. Manifestações respiratórias e oculares são as mais comuns.

Como medidas preventivas para evitar crises alérgicas, Pedro Morais Silva aconselha usar óculos na rua para impedir o contacto dos pólens com os olhos e evitar atividades em zonas arborizadas. Para transeuntes, há um conjunto de medidas práticas que devem ser tidas em conta.

As pessoas que queiram arejar a casa, devem fazê-lo apenas ao final da tarde ou noite quando os níveis de pólen no ar é baixo. Para tratar os sintomas alérgicos é recomendado o uso de anti-histamínicos, sprays nasais e colírios para os olhos. O alergologista destacou ainda que as pessoas não devem desvalorizar os sintomas. A consulta do médico de família ou alergologista é importante para compreender a doença e adoptar medidas preventivas.

Como nota final, Pedro Morais Silva aconselha a consulta regular do boletim polínico no site da Rede Portuguesa de Aerobiologia ou do Instituto Português do Mar e Atmosfera. O acompanhamento dos níveis de pólen em cada região do país permite adotar comportamentos de prevenção que minimizam o risco de crises alérgicas.

Rui Rodrigues e Luís Miguel Martins

6
22
20
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T22:20:36+00:00
Sat, 24 Aug 2019 22:20:36 +0000