27/03/19

Bolseiro da UC vai presidir a direção da ABIC

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) está em processo eleitoral. O astrónomo e divulgador de ciência da Universidade de Coimbra, Nuno Peixinho, deverá assumir o cargo de presidente da direção da ABIC após as eleições do próximo dia 30 de março. O prenúncio acontece porque existe apenas uma lista candidata aos órgãos sociais para o mandato 2019 – 2021. Nuno Peixinho que atualmente é membro da direção.

A apresentação de listas candidatas aos órgãos sociais da associação – direção, mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal – esteve a decorrer com data limite até “15 dias úteis antes da data das eleições”, como pode ler-se na página da internet da ABIC.

A lista B, única candidata aos órgãos sociais da ABIC, apresenta para a direção os nomes de Nuno Peixinho, como presidente, e de Bárbara Carvalho, Carolina Rocha, João Pedro Ferreira, Maria João Antunes e Pedro Mendes como vice-presidentes. Para a Mesa da Assembleia Geral apresenta Sandra Pereira para presidir, e ficam completa com os nomes de Gil Santos e Raissa Gillier. O Conselho Fiscal tem André Janeco, para presidente, Eduarda Silva e Renata Freitas como restantes membros efetivos.


fonte: página da internet da ABIC

O Caderno de reivindicações

A lista que leva Nuno Peixinho como candidato a presidente da direção, apresentou um caderno reivindicativo, onde coloca a “qualidade do emprego científico e a formalização e segurança do vínculo laboral de todos os investigadores e demais profissionais do sistema científico e tecnológico nacional (STCN)” como “reivindicações fundamentais contra o Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI) e demais regimes de contratação precária”. No texto que acompanha a lista de candidatos aos órgãos sociais da ABIC aparecem como reivindicações a “revogação do Estatuto do Bolseiro de Investigação”, o “aumento do financiamento ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional”, a contratação “efetiva de todos os investigadores e demais trabalhadores de ciência e tecnologia com devida integração nas respetivas carreiras, independentemente do grau académico” e a “atualização efetiva dos valores remuneratórios de todos os trabalhadores de ciência e tecnologia em situação laboral precária”.

As eleições para os órgãos da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica estão marcadas para este sábado, dia 30 de março, o mesmo dia da Assembleia Geral (AG) que vai acontecer em Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e que tem como um dos pontos da ordem de trabalhos a referida eleição.

André Jerónimo

3
7
53
0
GMT
GMT
+0000
2019-04-24T07:53:52+00:00
Wed, 24 Apr 2019 07:53:52 +0000