19/03/19

Baixa de Coimbra acolhe criação digital de cartazes

“Desenhar Cartazes com/para o caminho” junta criatividade computacional e inteligência artificial para a criação de pósteres e é um dos destaques da semana cultural da Universidade de Coimbra (UC).

O projeto vai estar nas rua dos Esteiros, Praça do Comércio e Largo do Poço até 7 de abril. Sérgio Rebelo, um dos investigadores responsáveis pela sua criação, em entrevista à RUC, explicou que se trata um sistema que adquire conhecimento e tenta fazer novos desenhos a partir do saber adquirido.

A oportunidade de desenvolver processos criativos na área do design gráfico levaram o investigador a apostar nas novas tecnologias.

Durante quatro semanas, o compositor digital de cartazes vai estar localizado nas ruas da Baixa da cidade de Coimbra. Sérgio Rebelo considera que a iniciativa pode levar pessoas a socializarem com os lojistas e a visitarem comércio.

A semana cultural serviu de rampa de lançamento para o projeto “Desenhar Cartazes com/para o caminho”. O investigador contou as razões que levaram à candidatura e que passam por divulgar o que existe na UC e de “bom” se faz na área do design e inteligência artificial.

A semana cultural vai prolongar-se até ao dia 12 de abril. Em destaque esta terça-feira o concerto sob o mote “Playback, uma viagem pelos anos 80” no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). A Orquestra da Tuna Académica da Universidade de Coimbra navega pelo música dos anos mais loucos do final do século passado sem esquecer o regresso ao som das músicas de Coimbra. A viagem tem início às 21h30 no TAGV.

Xavier Soares

5
19
52
0
GMT
GMT
+0000
2019-05-24T19:52:21+00:00
Fri, 24 May 2019 19:52:21 +0000