14/03/19

Dia Mundial do Rim: CHUC alerta para riscos de doença

O Dia Mundial do Rim assinala-se hoje, 14 de março, com o tema “ Saúde Renal para Todos em Qualquer Lugar”.

A campanha que celebra a data tem como objetivo alertar para fatores relacionados com doenças renais. O número de pessoas afetadas, a prevenção e o acesso aos cuidados de saúde são as principais preocupações.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) reuniu os vários serviços de Nefrologia da região centro para assinalar o dia. O diretor da Nefrologia do CHUC, Rui Alves, refere o que pode originar problemas renais.

As doenças renais são uma patologia cada vez mais comum na população mundial, e em Portugal também, com pouco menos de um milhão de pessoas afetadas no país. O responsável da Nefrologia dos CHUC considera que a região centro se encontra preparada para dar resposta às necessidades dos utentes, desde a fase de diagnóstico à do tratamento.

Para despertar consciências e aconselhar a população portuguesa, Rui Alves fala acerca das medidas a tomar para uma prevenção eficaz.

Ao assinalar a data, pretende-se que os cidadãos tenham um maior conhecimento sobre as doenças renais. Para além disso, transmite-se também a mensagem de que são necessárias condições para garantir tratamentos eficazes aos doentes.

O Diretor dos Serviços de Nefrologia considera que prevenir, divulgar e educar a população sobre os problemas do foro renal são os primeiros passos para que o número de prevalências venha a diminuir.

Em Portugal, contam-se pelo menos 800 mil cidadãos que se debatem diariamente com esta problemática. A idade média de doentes que manifestam problemas de foro renal encontra-se nos 66 anos.

Bianca Rocha

1
13
06
0
GMT
GMT
+0000
2019-05-27T13:06:49+00:00
Mon, 27 May 2019 13:06:49 +0000