14/03/19

Coimbra acolhe concertos de piano, canto, orquestra e órgão sob o mote “Cidade Mágica”

Adriano Jordão, Tiago Nunes e Augusto Mesquita

São oito os concertos que vão ter lugar em vários locais da cidade e que prestam homenagem ao pianista Adriano Jordão e a Amália Rodrigues. No próximo fim de semana de 15 a 17 de março a música vai fazer-se ouvir no Conservatório de Música de Coimbra, hotel Quinta das Lágrimas, Museu Nacional Machado de Castro e Igreja de Santa Cruz.

Com o lema a “Cidade Mágica”, Coimbra acolhe a 4ª edição do Ciclo de Concertos de Coimbra. O presidente da direção da Associação CulturXis, Tiago Nunes, que organiza o ciclo, explica as razões de concentrar tudo num fim de semana, quando em edições anteriores o programa decorria ao longo de três meses.

O concerto de inauguração celebra os 50 anos de carreira profissional do pianista Adriano Jordão. Tem lugar na próxima sexta-feira, dia 15 no Conservatório de música de Coimbra pelas 21h30 e tem entrada grátis. O pianista revelou na conferência de imprensa ter ligações familiares na região e que o primeiro concurso em que participou se realizou na cidade.

Do programa da próxima sexta-feira vão constar obras de Liszt e Debussy, com quem o pianista tem uma ligação pessoal “muito grande”. Do programa vai constar a música portuguesa, Adriano Jordão escolheu Carlos Seixas, um “homem de Coimbra e de Évora”.

Tiago Nunes e Maja Stojanovska vão estar em concerto no hotel Quinta das Lágrimas, no dia 16, sábado, às 16 horas. Nesse mesmo dia às 18 horas a orquestra de Sopros de Coimbra “Revisita Gershwin” no Conservatório de Música de Coimbra.

À noite o Conservatório recebe o coro masculino Alma de Coimbra que presta homenagem a Amália Rodrigues. “Na cor do avesso”, vai ser o grupo que preenche a segunda parte da homenagem a Amália Rodrigues da noite de sábado do Conservatório. O maestro Augusto Mesquita revela que o grupo vai fazer uma digressão pelo país para assinalar os 20 anos da morte da diva portuguesa.

No domingo (17), de manhã, pelas 11 horas, vai acontecer a música de câmara com grupos da instituição no Conservatório de Música de Coimbra. Durante a tarde, o Museu Nacional Machado de Castro, recebe às 15 horas, uma sessão de piano com Inês Filipe. Duas horas depois às 17 horas, Paulo Bernardino dá um concerto no órgão da Igreja de Santa Cruz.

O maestro António Victorino de Almeida encerra o 4º Ciclo de Concertos de Coimbra com um concerto a realizar no domingo, dia 17 no Conservatório de Música de Coimbra. Parte da receita do concerto reverte a favor dos Rotarys de Coimbra e destina-se a bolsas de estudo. Cinco dos concertos têm entrada gratuita.

Isabel Simões

1
20
32
0
GMT
GMT
+0000
2019-03-18T20:32:56+00:00
Mon, 18 Mar 2019 20:32:56 +0000