14/03/19

Banco Público de Gâmetas procura dadores

Fonte: Banco Público de Gâmetas

A infertilidade foi o tema em destaque no último “Medicina Nuclear”. O programa da RUC recebeu a médica Teresa Almeida Santos e a psicóloga Mariana Moura Ramos.

Estudos apontam que 15% a 20% da população em idade reprodutiva tem problemas de fertilidade. Teresa Almeida Santos, médica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra resume o que é a infertilidade.

Para responder a quem precisa de recorrer à Procriação Medicamente Assistida, foi criado o Banco Público de Gâmetas. Disponibilizado pelo Serviço Nacional de Saúde, o Banco é responsável pelo recrutamento e seleção de dadores de óvulos e espermatozóides, tal como clarifica Teresa Almeida Santos.

A doação de gâmetas é um processo complexo, mas isso não afasta potenciais doadores. O que os leva a avançarem com a decisão, diz a psicóloga Mariana Moura Ramos, é uma questão de solidariedade.

Além da componente solidária, está prevista uma compensação aos doadores. Os homens recebem até 338 euros por até 7 dádivas num ano. As mulheres recebem 843 euros por dádiva. Mariana Moura Ramos explica os procedimentos a seguir para poder ajudar.

Numa última mensagem, a médica e a psicóloga lançaram um apelo aos jovens estudantes para não ficarem indiferentes a esta causa e se informarem juntos dos respetivos centros de apoio. Para mais informações consulte a página de facebook do Banco Público de Gâmeta ou o site do Serviço Nacional de Saúde.

Xavier Soares

3
15
22
0
GMT
GMT
+0000
2019-10-23T15:22:29+00:00
Wed, 23 Oct 2019 15:22:29 +0000