7/03/19

Festival de Handpan chega amanhã a Portugal continental

O Festival de Handpan chegou a Portugal continental. De 8 a 10 de março, Santarém vai receber o festival, na Casa do Campino. O membro da organização, Ricardo Branco, esclareceu que a escolha da cidade ribatejana para a realização do primeiro Festival de Handpan em Portugal continental se prende com o facto de Santarém já acolher encontros informais entre adeptos do instrumento.

O nome do festival vem da criação de um instrumento, em 2005, por um casal suíço. Diz respeito a uma família de instrumentos nova e é tocado com as mãos. A reutilização de tampos dos barris de petróleo dão origem a um instrumento bastante melódico, afirma Ricardo Branco.

O evento organizado pela Associação Movimento Aberto teve apoio logístico e monetário por parte da Câmara Municipal de Santarém e contou com parcerias nacionais e internacionais como a Federação Portuguesa de Yoga, a Live with Earth, a Casa PazPazes, a Noblet Handpan e a Alma Handpans.

O Festival vai contar com a participação de vários artistas, mas o membro da organização confessou à RUC que destaca a atuação do embaixador do festival, Kabeção, um músico português reconhecido mundialmente e considerado como um dos melhores do mundo no Handpan e um dos pioneiros em Portugal.

Em paralelo com os concertos, os participantes do evento têm acesso a diversos workshops e vão contar com a presença de diferentes construtores espanhóis, italianos e franceses de Handpan. As expectativas em relação à primeira edição do Festival em Portugal continental são boas e Ricardo Branco adiantou à RUC que em breve vai ser realizado um novo encontro informal de amantes de Handpan e, ainda, que as edições do evento não ficam por aqui.

A RUC vai estar em reportagem no Festival Handpan e os pormenores podem ser ouvidos mais tarde no Singularidades.

Rita Ferreira

1
19
39
0
GMT
GMT
+0000
2019-03-18T19:39:03+00:00
Mon, 18 Mar 2019 19:39:03 +0000